justiça

Cid Marconi toma posse no TRF-5ª

Desembargador assume vaga do quinto consticional da OAB

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 15/06/2015 às 21:13
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Desembargador assume vaga do quinto consticional da OAB - FOTO: Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

O novo desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5ª), Cid Marconi Gurgel de Souza, tomou posse na tarde desta quinta (15), em cerimônia no pleno da casa. Natural do Ceará, o desembargador atuava como advogado e entrou no TRF-5ª na vaga do quinto constitucional destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vaga desde a aposentadoria de Margarida Cantarelli, no ano passado. Participaram da posse os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), do Ceará, Camilo Santana (PT), e de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB).

O magistrado afirmou que pretende trazer sua experiência na advocacia como contribuição ao sistema judiciário. “Um dos desafios será implementar tudo aquilo que eu tinha dificuldade quando era advogado. A questão da celeridade processual. O Tribunal já é célere, mas manter essa celeridade. O gabinete de portas abertas para receber os advogados e a mente também aberta para novas discussões, está atendo à legislação e interagir com o Poder Legislativo. Acho que é importante levar ideias para que outras leis sejam elaboradas”, disse.

No seu discurso, Cid Marconi adotou um tom mais político. “A atual conjuntura política e econômica do País clama por justiça e equilíbrio nas ações de seus dirigentes e autoridades. O Judiciário, como um dos poderes da República, não pode deixar de ser também protagonista deste momento histórico”, afirmou.

“Ele vai com certeza contribuir muito para o Tribunal renovando o quinto da OAB”, declarou o presidente do TRF-5ª, desembargador Marcelo Navarro.

Cid Marconi atuou durante 21 anos na advocacia. Também  foi vereador de Fortaleza de 1993 a 2000 pelo PSDB.

Últimas notícias