Poder Legislativo

Ônibus com motor dianteiro podem ser proibidos de operar no sistema de transporte coletivo

Projeto na Assembleia Legislativa começa a tramitar segunda-feira (03), no retorno dos deputados do recesso parlamentar de julho

Ayrton Maciel
Cadastrado por
Ayrton Maciel
Publicado em 29/07/2015 às 7:00
Leitura:

Os ônibus que operam no sistema de transporte coletivo de passageiros de Pernambuco podem ser proibidos de circular com o motor localizado na parte dianteira dos veículos. Projeto de lei que começa a tramitar segunda-feira (03/08), no retorno da Assembleia Legislativa, proíbe os ônibus com motor dianteiro operarem para fins de transporte coletivo em todo o Estado.

O projeto determina que o sistema de transporte coletivo que opera com ônibus não permitirá que as concessionárias façam novas aquisições de veículos com motor dianteiro para suas frotas. A proposta, do deputado Rodrigo Novaes (PSD), estabelece, ainda, que as empresas deverão substituir, gradativamente, os veículos com motor dianteiro existentes no sistema por ônibus com motor traseiro ou central.

Na argumentação, Novaes explica que recente pesquisa realizada pelo Ministério Público do Distrito Federal constatou que 45% dos cerca 15 mil motoristas e cobradores do transporte público da capital federal apresentavam perda auditiva. O motivo é "o alto barulho do motor que fica na frente", ao lado do motorista, "da grande maioria dos ônibus que transitam pelas cidades brasileiras".

Últimas notícias