PSB x PSB

João Lyra e Paulo Câmara voltam a conversar sobre Caruaru no fim de semana

Socialistas debatem rumos do partido nas eleições de 2016 no município

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 09/09/2015 às 15:28
Divulgação
Socialistas debatem rumos do partido nas eleições de 2016 no município - FOTO: Divulgação
Leitura:

Mais uma rodada de negociação para definir o futuro político de João Lyra (PSB) está marcada. Depois de se reunir com o governador Paulo Câmara (PSB) nessa terça-feira (8), o ex-governador e o seu sucessor marcaram de se encontrar novamente. "Vamos conversar no fim de semana", informou Lyra.

A pauta principal da negociação é a sucessão municipal em Caruaru uma vez que João Lyra quer que sua filha, a deputada estadual Raquel Lyra (PSB), seja a candidata do partido. Por outro lado, Paulo Câmara quer definir o nome do candidato socialista apenas em 2016. Lyra cobra uma resposta rápida porque se não tiver o seu projeto acolhido teria tempo de mudar de partido.

O presidente estadual do PSDB, Antonio Moraes, sinalizou na semana passada que João Lyra externou a vontade de ir para o partido com Raquel e seu grupo político. O ex-governador, no entanto, nega que esteja em negociação. "Isso ainda não está em discussão. Temos um prazo para conversar", disse, referindo-se ao limite estipulado pela Justiça Eleitoral.



Na manhã desta quarta-feira (9), o secretário gertal do PSB de Pernambuco, Adilson Gomes, divulgou uma nota defendendo que o momento não é para tratar de candidaturas. Leia mais aqui.

Além de João e Raquel Lyra, quem tem interesse no comando de Caruaru é a família Gomes. O atual vice-prefeito da cidade, Jorge Gomes (PSB), teria o apoio do prefeito José Queiroz (PDT) para indicar sua esposa, Laura Gomes (PSB) para disputar o cargo. Nos bastidores, comenta-se que ela já tenha recebido a “benção” de Queiroz para ser sua sucessora, mas nenhum lado confirma abertamente essa decisão.

A única certeza no grupo político comandado por José Queiroz é de que o PDT não apoiará Raquel Lyra caso ela seja escolhida por Paulo para ser a candidata do PSB. Nesse caso, há a expectativa que os pedetistas rompam a aliança partidária com os socialistas não apenas em Caruaru, mas em outras cidades como “troco” pela escolha feita.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que João Lyra tem a “pretensão legítima” de querer ver a filha candidata, mas falou que a decisão será do partido estadualmente. “Essa decisão não é minha. É do PSB de Pernambuco sob a orientação do governador. João me procurou, mas sabe que não sou eu que decido”, falou. O socialista ainda tentou amenizar a confusão interna em Caruaru. “Esse é um problema de partido grande, que tem mais de uma candidatura forte em alguns municípios”, completou.

Últimas notícias