Acidente aéreo

PSB repete família de Eduardo e vê falhas em investigação da FAB

Para socialistas, averiguação não foi completa e descartou outros "incidentes e acidentes"

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 20/01/2016 às 14:20
Humberto Pradera/Divulgação
Para socialistas, averiguação não foi completa e descartou outros "incidentes e acidentes" - FOTO: Humberto Pradera/Divulgação
Leitura:

Um dia após o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgar o relatório sobre o acidente com o avião do ex-governador Eduardo Campos, a Executiva nacional resolveu se pronunciar. Em carta enviada à imprensa, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, disse que os socialistas concordam com as "feitas pela família de Campos a respeito das conclusões do trabalho".

A linha adotada pelo PSB também é a mesma do governador Paulo Câmara, vice-presidente nacional do partido. Os socialistas e a família Campos creem que houve falhas na investigação da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Cenipa.

O relatório do Cenipa aponta que a indisciplina em voo, as péssimas condições meteorológicas na hora do acidente, o cansaço do piloto Marcos Martins e do copiloto Geraldo Magela Barbosa e a falta de treinamento deles naquele modelo podem ter contribuído para a queda da aeronova. As investigações descartaram falha técnica do avião.

Nessa terça-feira, a família Campos informou, por meio de um comunicado enviado à imprensa, que sentia a necessidade de uma aprofundada análise do relatório do Cenipa e enfatizou que lamentava o fato de não ter sido feito o teste com o simulador de voo. Para os familiares do ex-governador, que era candidato à Presidência da República quando o avião caiu, o uso de um simulador de voo nas mesmas condições do dia do acidente seria importante para auxiliar a investigação.

Confir,a a seguir, a nota do PSB enviada à imprensa sobre relatório do Cenipa

A propósito da divulgação do Relatório Final do  – CENIPA, sobre as circunstâncias do acidente aéreo que vitimou o ex-governador Eduardo Campos e seis assessores, o Partido Socialista Brasileiro expressa sua concordância com as ponderações feitas pela família de Campos a respeito das conclusões do trabalho.

O PSB entende que o CENIPA deveria ter considerado outros acidentes e incidentes envolvendo aeronaves da mesma família, Citation, de fabricação norte-americana, e realizado durante a investigação um teste de simulador de voo.

Espera-se, por ora, a conclusão da apuração a cargo da Procuradoria da República e da Polícia Federal.

Carlos Siqueira

Presidente Nacional do PSB


Últimas notícias