carnaval

Congresso, Alepe e Câmara do Recife esticam o feriadão do Carnaval

No plano local e nacional, o Legislativo aumentou o feriado

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 11/02/2016 às 7:01
Foto: Rodolfo Stuckert/Câmara dos Deputados
No plano local e nacional, o Legislativo aumentou o feriado - FOTO: Foto: Rodolfo Stuckert/Câmara dos Deputados
Leitura:

Os parlamentares esticaram o Carnaval e só voltam a trabalhar na próxima semana, tanto no Congresso quanto nas casas legislativas do Estado e do Recife. O recesso de final de ano terminou na semana anterior à festa popular e, em Brasília, já na quinta-feira (4), a maioria já tinha voado para seus estados. Com isso, o feriado deles vai durar 12 dias, já que as sessões serão retomadas na terça-feira, 16. 

Na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais pernambucanos tiveram apenas três sessões desde o início do ano e só retomarão os trabalhos na próxima segunda-feira (15). No dia 1º de fevereiro, os trabalhos foram reabertos com o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, lendo uma mensagem do governador Paulo Câmara (PSB) afirmando que o ano de 2016 se avizinha ainda mais difícil do que o anterior.

Nos dois dias seguintes, pela manhã, houve o cancelamento das reuniões do dia 4 e a de hoje, que seriam a última antes e a primeira após o Carnaval. O grande tema no Legislativo estadual nesses primeiros dias de trabalho foi a crise no sistema prisional, principalmente depois que o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico (PSDB), afirmou à Comissão de Cidadania da Alepe que deu o número de seu celular a presos de todas as unidades prisionais para que eles pudessem ligar a cobrar denunciando casos de tortura. A oposição chegou a ir ao Ministério Público pedir uma investigação e a quebra do sigilo telefônico do secretário após a declaração polêmica.

Na Câmara do Recife, os trabalhos de 2016 ainda não animaram os vereadores. Na segunda-feira (1º de fevereiro), o prefeito Geraldo Julio (PSB) esteve na Casa de José Mariano para dar início às atividades legislativas. A solenidade contou com a participação de vários secretários municipais e o número de vereadores presentes foi menor. Na terça (2) e na quarta (3), as duas sessões ordinárias tiveram suas atividades encerradas com menos de uma hora depois de iniciadas por falta de quórum e nenhum assunto de destaque. Como as reuniões não acontecem na quinta e na sexta, os vereadores só retornam aos trabalhos na primeira segunda-feira (15) após as festas momescas.

Os deputados, no entanto, chegaram a votar projetos menos polêmicos como o que institui no calendário de eventos do Estado a Semana de Prevenção às Doenças Renais Crônicas.

Últimas notícias