Eleições 2016

361 mil eleitores de Pernambuco precisam fazer biometria

Prazo termina dia 31 de março, mas haverá uma nova chance, até 4 de maio, para quem tiver título cancelado a partir de 1º de abril

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 28/03/2016 às 17:10
Fernando da Hora/JC Imagem
Prazo termina dia 31 de março, mas haverá uma nova chance, até 4 de maio, para quem tiver título cancelado a partir de 1º de abril - FOTO: Fernando da Hora/JC Imagem
Leitura:

Nada menos que 361,1 mil eleitores das 22 cidades que estão fazendo cadastramento biométrico eleitoral ainda não se apresentaram. O prazo para fazer a biometria termina nesta quinta-feira (31/03) e essas pessoas podem ser impedidas de votar nas próximas eleições municipais de outubro. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Antônio Carlos Alves da Silva, informou há pouco, em entrevista coletiva nesta tarde de segunda-feira (28/03), que o atendimento no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, será estendido diarimente para até as 20h. O município é o que tem menor índice de revisão de cadastro. 

Em Olinda, quase 35% dos eleitores ainda não fizeram a biometria. Quem perder o prazo terá o título cancelado, mas ainda restará uma chance para regularizar a situação antes das eleições. De abril até 5 de maio, poderá procurar os atuais postos de recadastramento para reativar o registro eleitoral. Em cidades menores o atendimento será na sede do cartório da regiao, caso de Jucati, Jupi, Jatobá e Brejão. A perda do registro de eleitor acarreta problemas, podendo impedir, por exemplo, que o cidadão assuma cargo público após concurso, tenha cadastro renovado no Bolsa Família ou mesmo a matrícula numa universidade pública.

No Centro de Convenções, em Olinda, o movimento foi tumultuado na manhã desta segunda, após o feriadão. Cerca de 800 fichas foram distribuídas logo cedo, esgotando a capacidade. Para piorar, algumas máquinas quebraram. A situação está mais tranquila agora à tarde e dezenas de eleitores, sem ficha, aguardam por alguma desistência. Para obter mais informações acesse o site do TRE-PE.

Últimas notícias