Eleições 2016

Às vésperas do fim do prazo para tirar o título, eleitores lotam o TRE

O dia 4 de maio é também a data limite para pedir transferência de domicílio eleitoral e revisão do título

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/04/2016 às 12:41
Foto: Renata Monteiro/JC
O dia 4 de maio é também a data limite para pedir transferência de domicílio eleitoral e revisão do título - FOTO: Foto: Renata Monteiro/JC
Leitura:

Quem costuma passar pela manhã na frente do Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, área central do Recife, certamente notou uma movimentação atípica no local nos últimos dias. Ás vésperas do fim do prazo para alistamento, transferência e revisão do título de eleitor, o espaço, onde funciona uma central do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), registrou imensas filas com centenas de pessoas que desejam solicitar um destes serviços.

O atendimento no cartório eleitoral é feito mediante um cadastramento prévio, no site do TRE, entretanto, o tribunal tem distribuído senhas extras todos os dias para atender quem não tem acesso à internet ou não conseguiu se cadastrar. 

"Este sábado (30), no Recife, atenderemos 320 agendados e, a partir das 7h, entregaremos outras 200 fichas. As solicitações serão atendidas das 8h às 14h", explicou o assessor da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos. Os horários de atendimento no sábado nas demais centrais do Estado estão disponíveis no site do tribunal.

Nos dias 2, 3 e 4, o atendimento em todo o Estado ocorrerá das 8h às 18h. Nestas datas, no Forte das Cinco Pontas, 540 agendados serão atendidos e 400 fichas vão ser entregues diariamente a partir das 7h. Caso prefiram, os eleitores podem procurar os cartórios eleitorais localizadas nos bairros do Arruda, na Zona Norte do Recife, e Areias, na Zona Oeste. Nestas centrais, 200 pessoas que se cadastraram pela internet serão recebidas e 100 senhas extras serão distribuídas por dia.

"É preciso deixar claro que o dia 4 é a data limite para o alistamento, transferência e revisão dos títulos em todo o País, pois a lei determina que o cadastro eleitoral seja encerrado 151 dias antes das eleições", lembrou Lemos. Vale ressaltar que, apesar do dia 4 ser também o prazo final para a realização do recadastramento biométrico em alguns municípios, no Recife o procedimento foi concluído em 2014. Portanto, quem já cadastrou a digital não precisa procurar o TRE novamente.

Nesta sexta-feira (29), centenas de pessoas foram até o Forte das Cinco Pontas regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. Apesar da longa fila, a maior parte dos que aguardavam no local elogiavam o atendimento. "Vim para tirar o meu título e nem sabia que era necessário agendar pela internet. Cheguei perto das 10h, consegui uma ficha para ser atendido e a fila ainda está andando rápido. Muito bom", disse Douglas Andrade, 17 anos.

Últimas notícias