Eleições 2016

Edilson Silva define quem será sua candidata a vice-prefeita do Recife

Deputado estadual do PSOL concorrerá em uma chapa "puro sangue"

Franco Benites
Cadastrado por
Franco Benites
Publicado em 12/07/2016 às 17:47
Sérgio Bernardo/JC Imagem
Deputado estadual do PSOL concorrerá em uma chapa "puro sangue" - FOTO: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Depois do deputado federal Daniel Coelho (PSDB), que definiu o empresário Sérgio Bivar (PSL) com seu companheiro de chapa nas eleições de outubro, foi a vez do deputado estadual Edilson Silva (PSOL) escolher o seu pré-candidato a vice-prefeito. A opção do parlamentar foi pela professora Luciana Cavalcanti, que é dirigente estadual da legenda.

"Ela é do Recife, moradora da Várzea (Zona Oeste da cidade), foi do PT e é uma militante histórica do partido. É ligada à Juventude Católica. É uma mulher, parda, jovem. Tem uma simbologia muito forte. Está dentro dos atributos que queríamos", destacou Edilson.

De acordo com o deputado estadual, não houve problemas na escolha de Luciana Cavalcanti como sua companheira de chapa. "O nome foi aprovado por unanimidade", contou. 

Por telefone, Luciana Cavalcanti disse que era "essencial" ter uma presença feminina na chapa do PSOL que disputará a prefeitura do Recife. "Por conta do nosso engajamento e compromissos com a causa", destacou.

Professora, ela diz que a educação será uma das principais bandeiras do PSOL, além de todas as discussões para a democratização da cidade. "A gente te consenso de ter a educação como prioridade. Todos os políticos estão conscientes do que precisa ser feito na área da educação, mas essa causa não se desenvolve em fatos concretos. A nossa chapa traz esse engajamento. Olhamos para o povo, para as pessoas", fala.

LEIA MAIS:

Pré-candidatos a prefeito do Recife com dificuldades para definir seus vices

Vice-prefeito do Recife é contra impeachment, mas defende aliado do PSB: ‘Não é golpista’

VICES - Fora o prefeito Geraldo Julio (PSB), candidato à reeleição, que tem oferta de vices em excesso, os demais pré-candidatos a prefeito estão com dificuldades para definir com quem caminharão nas eleições municipais de outubro.

Os futuros postulantes a prefeito do Recife estão com o discurso alinhado e afirmam que não têm pressa para escolher seus vices. Na prática, no entanto, todos correm contra o tempo. 

“A gente conversou com algumas pessoas e tem alguns cenários. Queremos uma pessoa que tenha compromisso com o que a gente vai defender”, disse o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB).

Há a expectativa que Silvio Costa Filho desista de sua candidatura e se torne o vice na chapa do ex-prefeito João Paulo (PT). Nesta quarta-feira, ele terá uma conversa com o ex-presidente Lula (PT) para tratar da estratégia nas eleições no Recife e pode dá uma palavra final sobre o destino político.

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) afirma que não tem pressa. Para ela, a escolha deve ser resultado de uma aliança programática. Nos bastidores políticos, cogitou-se que os pré-candidatos Carlos Augusto Costa (PV) e Sérgio Magalhães (PMN) poderiam abrir mão de seus projetos para ser o vice da democrata. Ela nega a informação.

A dificuldade do DEM para encontrar um candidato a vice não é de hoje. Em 2012, o hoje ministro da Educação, Mendonça Filho, concorreu à prefeitura do Recife tendo o desconhecido Guarines (PMN) como companheiro de chapa majoritária.

Carlos Augusto Costa garante que sua candidatura está consolidada e que tem costurado apoios para fortalecê-la. “Prefiro não citar com quem tenho conversado, mas posso dizer que há zero de chance de eu ser vice. Serei a surpresa boa da eleição”, pondera. A reportagem do tentou contato com o ex-vereador Sérgio Magalhães, mas não conseguiu.

Geraldo Julio tende a concorrer à reeleição com o vice Luciano Siqueira (PCdoB), mas há nomes do PMDB que têm interesse em ocupar esse espaço como os vereadores Jayme Asfora e Aline Mariano.

Esta reportagem foi atualizada às 16h desta quarta-feira (13) com a inclusão da declaração de Luciana Cavalcanti

Últimas notícias