eleições 2016

Gustavo Krause: o guru político de Priscila

Ex-prefeito, Gustavo Krause tem papel central na candidatura da filha à Prefeitura do Recife

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 11/09/2016 às 14:49
Foto: Cecília Sá Pereira/divulgação
FOTO: Foto: Cecília Sá Pereira/divulgação
Leitura:

Principal conselheiro político de Priscila Krause (DEM), o ex-prefeito e ex-governador Gustavo Krause tem tido papel central nos bastidores da candidatura da filha à Prefeitura do Recife e, nessa reta final, deve estar ainda mais presente na campanha de rua. Criador dos famosos “barracões” na periferia do Recife, quando geriu a cidade no início dos anos 80, Krause deve levar Priscila nos braços para morros e comunidades em busca de votos.

“Tive uma passagem muito marcante pela periferia”, explica Gustavo, 70 anos. “Nós estamos percebendo que há uma lembrança muito importante ao meu nome e eu vou visitar mais intensamente essas áreas”, conta. “Felizmente, o meu nome não atrapalha”, brinca.

Desde o início da campanha, Gustavo já participou de duas caminhadas, no Alto do Mandu e no Alto de Santa Isabel. Também gravou dois vídeos que já vem sendo veiculados pela campanha do DEM. Mesmo quando ele não está presente, Priscila aproveita o recall. Ela já percorreu uma rua que ele calçou no Alto de Nossa Senhora de Fátima e visitou o Mercado de Casa Amarela, que teve o anexo construído pelo ex-prefeito.

Acompanhe a cobertura do SJCC das eleições 2016

Candidata pela primeira vez a um cargo majoritário, Priscila reconhece que o apoio do pai abre portas junto aos eleitores. “Ele tem um papel fundamental, não apenas na campanha, mas na minha vida pública. Ele é um norte, ele me orienta. A gente troca ideias. Temos reuniões de trabalho durante o mandato, de avaliação e de alinhamento de estratégias. Terão programações de rua que ele vai participar. E isso vai ser intensificado no decorrer da campanha”, explicou.

Não é só isso. Em março, quando a candidatura de Priscila ainda era incerta, Gustavo foi a Brasília conversar com o presidente nacional do DEM, o senador José Agripino Maia (RN), para argumentar que a candidatura dela era competitiva. Também foi um dos nomes que ajudou a formatar o programa de governo da democrata e tem usado a experiência como coordenador de campanhas para traçar estratégias no Recife. “A última palavra é sempre de Priscila, em qualquer assunto”, ressalta, porém, o ex-prefeito.

“Nasci e me criei aqui no Alto Nossa Senhora de Fátima. E lembro muito da pavimentação que Gustavo Krause fez aqui nessa rua. Meu voto é dela. Se ela fizer metade do que o pai fez, já está ótimo”, disse Josineide Barreto da Silva, 58 anos. “Votei muito no PT, mas estou desiludida com essas notícias todas que vemos todos os dias. Vou dar a ela essa chance”, emendou.

Foto: Cecília Sá Pereira/divulgação
- Foto: Cecília Sá Pereira/divulgação
Foto: Cecília Sá Pereira/divulgação
- Foto: Cecília Sá Pereira/divulgação
Foto: Cecília Sá Pereira/divulgação
- Foto: Cecília Sá Pereira/divulgação
Foto: Cecília Sá Pereira/divulgação
- Foto: Cecília Sá Pereira/divulgação

 

“Esse prefeito Geraldo Julio fez muita coisa, mas é bom mudar. Ela tem competência, vejo pela TV. E o pai dela também fez muita coisa pelo morro e a gente está precisando de muita assistência aqui na comunidade”, opinou Maria Socorro Neves, 50 anos.

Últimas notícias