Eleições 2016

Eleitor do Recife mais decidido sobre em quem votar no segundo turno

Levantamento do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau aponta redução de brancos e nulos

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 15/10/2016 às 12:00
Edmar Melo/Acervo JC Imagem
Levantamento do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau aponta redução de brancos e nulos - FOTO: Edmar Melo/Acervo JC Imagem
Leitura:

A maior parte do eleitores recifenses chegará às urnas no dia 30 de outubro convicta sobre em quem votará para comandar a capital pernambucana por quatro anos a partir de 2017 de acordo com a pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) divulgada em parceria com o Jornal do Commercio neste fim de semana.

ESPECIAL
>> A história das eleições no Recife

“No primeiro turno, só na reta final é que constatamos redução de brancos e nulos. Agora, tivemos diminuição dos brancos e nulos consideravelmente.   Esse dado pode se repetir nas urnas e significa que o eleitor já consolidou sua escolha e está mais decidido”, aponta o cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco Adriano Oliveira.

>> Pesquisa IPMN/JC: Geraldo larga na frente de João Paulo no 2º turno

O pesquisador afirma que boa parte dos eleitores que votaram em branco ou nulo no primeiro turno se dividiu entre o prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB) e o ex-prefeito João Paulo (PT). Porém, ele reitera que o petista precisará avançar em cima do eleitorado hoje fechado com o socialista.

ANÁLISES
>> Coluna Pinga-Fogo [GIOVANNI SANDES]

A pesquisa traz um tópico sobre o resultado das intenções de voto para o segundo turno dos eleitores que votaram em Daniel Coelho (PSDB) ou Priscila Krause (DEM) no primeiro turno. Entre os eleitores do candidato tucano, 56,1% estão inclinados a votar em Geraldo, 24,4% em João Paulo, 13,%4 em branco ou nulo e 6,1% não responderam ou não sabem responder. Já entre os eleitores da democrata, 42,3% escolheriam o socialista, 23,1% o petista, 19,2% votariam em branco ou nulo e 15,4% não souberam responder ou não responderam.

REJEIÇÃO E APROVAÇÃO

Para superar Geraldo Julio, João Paulo também precisa superar a rejeição do eleitor recifense. Para 23,4% das pessoas pesquisadas, há um medo que o ex-prefeito seja novamente escolhido para o cargo. Já 13,3% dizem ter receio que o atual gestor seja reeleito. Não há rejeição a nenhum dos postulantes para 61,3% dos entrevistados e 2% não responderam ou não souberam responder.

A exemplo do que ocorreu no primeiro turno, a aprovação Geraldo Julio continua aprovada pela maioria dos entrevistados (60,2%). Apenas 36,4% desaprovam o atual governo e 3,4% não responderam ou não souberam responder. "Essa é um ponto positivo para o candidato do PSB porque mostra que no primeiro turno a administração do prefeito recuperou popularidade e a tem mantido em virtude do guia eleitoral", informa Adriano Oliveira.

Para 10,2% dos entrevistados, Geraldo Julio faz uma gestão ótima. Já 31,5% acreditam que o governo socialista à frente do Recife é boa e 35,7% apontam a administração municipal como regular. O número de pessoas que veem o trabalho do prefeito como ruim é de 10,3% e 10,8% classificam a gestão como péssima. Já 1,6% não responderam ou não souberam responder.

Essa é a sexta rodada de pesquisa IPMN/JC desde que campanha teve início e a primeira feita no segundo turno da eleição para prefeito do Recife. Os pesquisadores foram às ruas nos dias 13 e 14 de outubro. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número PE-00768/2016. No total, houve 816 entrevistas com moradores do Recife maiores de 16 anos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3,5%.

Últimas notícias