eleições 2016

João Paulo sai para o ataque contra Luciano Siqueira

Candidato do PT desferiu críticas ao ex-aliado, que hoje está com Geraldo Julio

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 18/10/2016 às 6:49
Foto: Ashlley Melo/JC Imagem
Candidato do PT desferiu críticas ao ex-aliado, que hoje está com Geraldo Julio - FOTO: Foto: Ashlley Melo/JC Imagem
Leitura:

O candidato do PT à Prefeitura do Recife, João Paulo, tem adotado um tom mais árduo com relação aos seus opositores desde o final do primeiro turno. As críticas geralmente eram direcionadas, primeiramente, ao PSB, após o prefeito-candidato Geraldo Julio (PSB) afirmar que reformaria a “bagunça” da Avenida Conde da Boa Vista. João Paulo respondeu que Geraldo não tinha moral para falar do projeto, já que participou diretamente dele. Há cerca de duas semanas, as críticas petistas começaram, também, para o PCdoB, partido do vice de Geraldo, Luciano Siqueira, que foi vice de João Paulo nas suas duas gestões. Agora, o ex-prefeito partiu para o ataque também contra o ex-aliado.

Nessa segunda (17), ao terminar uma reunião da coordenação de campanha, João Paulo desferiu críticas à postura de Siqueira. “O que me deixa absolutamente muito triste é a participação do vice Luciano Siqueira. É muito difícil acreditar que um comunista que tinha uma posição muito ideológica, que viveu o nosso governo, que nos elogiava imensamente, hoje se proponha a ter um tipo de atitude como essa, de negar a história que ele viveu em função de permanecer na vice. Acho que isso é uma posição muito humilhante, muito indigna para uma formação comunista”, disse João Paulo.

João Paulo e Luciano Siqueira sempre tentaram preservar o bom relacionamento. O comunista foi escolhido para ser o vice do petista na eleição de 2000, em uma chapa de esquerda, que acabou vitoriosa. Quatro anos mais tarde, quando foi concorrer à reeleição, aliados queriam a saída de Luciano Siqueira da chapa, mas João Paulo defendeu seu nome com unhas e dentes. Em 2012, o PCdoB rompeu com o PT ao aceitar a proposta de ser vice de Geraldo Julio. Mas o racha sempre foi tratado apenas no campo local, até porque as duas siglas continuavam aliadas no plano nacional.

Luciano Siqueira considerou “as palavras um pouco pesadas” mas afirmou que a recebeu a declaração com “estresse zero” e “compreensão total”. “Meu amigo João Paulo só pode ter dito isso influenciado pelo calor da disputa. Ele deve estar informado que em todos os meus discursos e durante toda a campanha, em reuniões, eu sempre reconheci as realizações do passado”, acrescentou, em tom sereno na voz. “Não me sinto atingido e não altera em nada o apreço, o carinho e o reconhecimento por João Paulo. Ele se queixa por uma atitude que não assumi em nenhum momento”, declarou, em outro trecho da entrevista.

ARTISTAS

Um ato na noite desta terça (18) no comitê de João Paulo, no bairro do Derby, marcará o lançamento de um manifesto assinado por artistas e intelectuais locais e nacionais de apoio à candidatura. O movimento começou na semana passada, após o cantor e compositor Chico Buarque gravar um vídeo em apoio ao petista. Depois, chegaram gravações do escritor Fernando Morais e do ator Sérgio Mamberti. Ontem, foi postado um vídeo do cantor Claudionor Germano. Hoje, o manifesto deve ter as assinaturas de Eduardo Suplicy, Leonardo Boff, Irandhir Santos, Kleber Mendonça Filho, Gregório Duvivier, Michel Zaidan, Xico Sá, Isaar e Fred 04.

Últimas notícias