DEBATE TV JORNAL

Debate em Caruaru expõe alianças e rende críticas a antigas gestões

No âmbito das propostas, Tony Gel (PMDB) e Raquel Lyra (PSDB) discutiram sobre a Feira da Sulanca e o futuro econômico do município

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/10/2016 às 15:25
Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior
No âmbito das propostas, Tony Gel (PMDB) e Raquel Lyra (PSDB) discutiram sobre a Feira da Sulanca e o futuro econômico do município - FOTO: Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior
Leitura:

O debate, promovido pela TV Jornal Caruaru, entre os prefeituráveis do municípo do Agreste Tony Gel (PMDB) e Raquel Lyra (PSDB), começou inflamado por críticas entre os candidatos e aos poucos avançou para o campo das propostas. Lyra foi alvo de questionamentos sobre as novas alianças firmadas no segundo turno; Tony Gel foi cobrado pela gestões anteriores à frente de Caruaru.

 

Com histórico político extenso, Raquel Lyra e Tony Gel discutiram sobre propostas e atuações durante os mandatos de deputada estadual, dela, e de prefeito em Caruaru, dele. Problemas na gestão entre 2001 e 2008 do município, quando Tony Gel era prefeito, foram relatados por Lyra. A educação e a falta de valorização para com os professores, segundo Raquel, foram problemas visíveis da gestão do peemedebista quando prefeito.

Pro sua vez, Tony Gel cobrou da tucana posicionamento decisivo quanto às alianças políticas, Lyra neste segundo turno passou a contar com o apoio do atual prefeito Zé Queiroz (PDT) e foi acusada de não estabelecer uma relação franca de propostas e direcionamento político com o povo.

Propostas

Quando o debate começou a entrar no âmbito das propostas dos candidatos ao município, Lyra deixou claro que é a única prefeiturável a trazer propostas relacionadas à Feira da Sulanca e garantiu que "cuidar da feira onde ela está", com novos serviços de manutenção e controle do uso de tributos arrecadados.

Tony Gel criticou a atuação de Lyra enquanto deputada estadual. Segundo o candidato, a tucana não foi capaz de garantir os recursos necessários para a mudança de local da feira e não atuou para melhorar a saúde do município por meio do hospital estadual São Sebastião. O mesmo hospital foi usado pelo peemedebista como proposta para uma possível futura gestão. Tony garantiu a municipalização da unidade hospitalar.

Questionados por jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, os candidatos responderam a questões relacionadas à segurança, alternativas energética e novas medidas economicas para garantir o fortalecimento dos empreendedores.

Sem sair do passado, buscando justificar o porquê de durante  atuações como deputados ou prefeitos medidas necessárias a Caruaru não terem sido postas em prática, os candidatos continuaram a trocar farpas em relação ao apoio e articulação política no âmbito estadual. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), correligionário de Gel, além de nomes como o do governador Paulo Câmara (PSB), legenda que também apoia Tony, foram a todo momento enaltecidas, Lyra mesmo sem apoio do partido socialista poupou as críticas. O ex-governador Eduardo Campos foi inspiração para a fala dos dois candidatos.

Vice-candidatos

De forma inovadora, o debate também abriu espaço para que os candidatos a vice-prefeitos discutissem as propostas para o município. Rodrigo Pinheiro (PSDB), vice de Lyra respondeu a questionamentos de Tony Gel; Raffiê Dellon (PV), foi alvo de questionamentos feitos por Raquel Lyra.

Tuitômetro 

Ao longo do debate, os internautas puderam interagir pelo Twitter, através da hashtag #DebateTVJornal + o nome do candidato, respondendo à pergunta: "Quem você acha que está melhor no debate da TV Jornal?". Ao final, o tuitômetro apontou Tony Gel na frente, com 51,34% e Raquel Lyra em segundo, com 48,66%.

 

 

Últimas notícias