eleições 2016

Álvaro Porto denuncia atuação da Casa Militar em Gravatá e Brejão

Deputado governista diz que Casa Militar acompanhou passos de apoiadores da oposição

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 04/11/2016 às 19:17
Foto: João Bita/Alepe
Deputado governista diz que Casa Militar acompanhou passos de apoiadores da oposição - FOTO: Foto: João Bita/Alepe
Leitura:

Integrante da bancada governista na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Álvaro Porto (PSD) denunciou nesta sexta-feira (4) o uso de servidores da Casa Militar para monitorar a atuação de militantes de candidatos da oposição em Gravatá, Joaquim Neto (PSBD) e Brejão, Janduhy Bezerra (PTB). A crítica se soma as queixas de uma possível atuação política da Casa Militar em Caruaru, pelo ex-governador João Lyra Neto (PSDB), e em Olinda, pelo advogado Antônio Campos (PSB). O governo do Estado nega qualquer uso político da instituição.

Nas duas cidades, policiais teriam acompanhado passos de apoiadores dos candidatos da oposição, afirma Álvaro Porto. Segundo o parlamentar, um policial afastado por problemas de saúde foi lotado na Casa Civil e passou a fazer a segurança pessoal do prefeito eleito Beta Cadengue (PSB), em Brejão. A secretária de Saúde do município, Elaine Morais, prima do vice na chapa de Janduhy, foi seguida por homens e abordada por um deles na porta de casa. Ela fez um boletim de ocorrência.

“Quer dizer, querer amedrontar com a Casa Militar, enquanto o Estado está entregue as baratas na questão da segurança. Se é para usar os militares use para combater a violência que está acontecendo no Estado, não para fazer perseguição política”, disparou Álvaro. Ele afirma ter informações de comportamento similar em Riacho das Almas.

O deputado promete procurar o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT), para saber que medidas podem ser tomadas para investigar e coibir possíveis perseguições políticas. “Esse pessoal do PSB do governo do Estado está sem limite. Eu acredito até que, principalmente os deputados que vivem criticando o governo e mostrando as falhas do governo, eu imagino que está todo mundo grampeado”, desabafou.

RESPOSTA

Em resposta aos questionamentos do aliado, o governo do Estado reenviou ao JC uma nota já divulgada pela Casa Militar onde a entidade diz serem completamente improcedentes as declarações de envolvimento em processos eleitorais. “A Casa Militar é uma instituição de Estado, respeitada e com uma larga folha de serviços prestados a Pernambuco, justamente por atuar respeitando os limites legais e suas prerrogativas constitucionais”, afirma o texto.

Últimas notícias