Operação Cosa Nostra

PF investiga organização criminosa instalada em prefeituras do Agreste

Agentes públicos municipais são suspeitos de fraudar processos licitatórios, direcionando seus resultados

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/02/2017 às 7:02
Divulgação/PF
FOTO: Divulgação/PF
Leitura:

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (15), a Operação Cosa Nostra, em ação conjunta com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas do Estado, para desarticular uma organização criminosa instalada em diversas prefeituras do Agreste do Estado. Agentes públicos municipais são suspeitos de fraudar processos licitatórios, direcionando seus resultados. O valor dos recursos públicos destinados às empresas investigadas para beneficiar políticos, parentes e empresários gira em torno de R$ 100 milhões.

O grupo atuava nas cidades de Agrestina, Panelas, Jurema, Água Preta, Lagoa dos Gatos, Bom Conselho, Jupi, Iati, Riacho das Almas e Angelim. Ao todo, estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, sendo três em Agrestina, seis em Caruaru,  sete em Garanhuns e um em São João. Os três últimos municípios não estão envolvidos no esquema,  são apenas endereços de integrantes dos cartéis e empresas.

Cerca de 70 policiais federais e 10 membros da Controladoria estão em busca de materiais como documentos, planilhas e mídias de computador para auxiliar as investigações em andamento.

Oito pessoas vão ser indiciadas na Operação Cosa Nostra

Oito pessoas suspeitas, entre políticos, representantes de empresas e servidores públicos vão ser indiciados e responsabilizados na medida de sua participação nos crimes de frustação de caráter competitivo de licitação, fraude na contratação, corrupção ativa e passiva e crime de responsabilidade. As penas somadas ultrapassam 30 anos.

Divulgação/PF
As buscas estão sendo feitas em Agrestina, Caruaru, Garanhuns e São João - Divulgação/PF
Divulgação/PF
Investigações começaram em junho de 2016 - Divulgação/PF
Divulgação/PF
Cerca de 70 policiais federais e 10 membros da Controladoria participam da operação - Divulgação/PF
Divulgação/PF
Ao todo, estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão - Divulgação/PF

Investigações da Operação Cosa Nostra começaram em junho de 2016

As investigações começaram em junho do ano passado. A partir da denúncia de um vereador foram identificadas diversas irregularidades envolvendo contratação de empresas. Um determinado cartel composto por 'sócios-laranjas' estava vencendo licitações para execução de obras públicas com verbas federais, principalmente na área de saúde e educação. 

Últimas notícias