Eleição 2018

João Lyra volta a dizer que não vê liderança em Paulo Câmara

Ex-governador criticou sucessor após participar de evento pelo bicentenário da Revolução de 1817 no Palácio do Campo das Princesas

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 06/03/2017 às 17:00
Wellington Ribeiro
Ex-governador criticou sucessor após participar de evento pelo bicentenário da Revolução de 1817 no Palácio do Campo das Princesas - FOTO: Wellington Ribeiro
Leitura:

A comemoração pelos 200 anos da Revolução Pernambucana de 1817 reuniu o governador Paulo Câmara (PSB) e ex-governadores do Estado no Palácio do Campo das Princesas, mas nem tudo foi festa. João Lyra Neto (PSDB), que foi vice-governador de Eduardo Campos e administrou o Estado antes do atual chefe do Executivo estadual, criticou a gestão socialista no Estado.

Em conversa com a reportagem do portal LeiaJá, parceiro do NE10, João Lyra disse que Paulo Câmara está longe de executar o programa de governo apresentado em 2014. Na época, os dois eram aliados. "Ele não atendeu à expectativa do povo pernambucano em várias áreas. Se você pegar as propostas que foram feitas na campanha de 2014, elas não se realizaram nem 20%. Isso é muito grave", destacou o ex-governador.

Ao Jornal do Commercio, João Lyra repetiu as críticas e voltou a declarar que não vê Paulo Câmara como uma liderança estadual. "Há uma crise econômica, não podemos negar. Mas tem alguns pontos em que falta a Pernambuco liderança política. Estamos extretamente carentes", afirmou.

Veja mais: Bicentenário da Revolução Pernambucana é celebrado pelo governo

Até a celebração do bicententário da Revolução foi motivo de críticas. A"cho que é uma data importante para a nossa história, que devia ser, inclusive, comemorada com mais força", apontou.

O ex-governador se afastou do PSB desde que o partido resolveu preferiu aposta em Jorge Gomes para concorrer à prefeitura de Caruaru no lugar de Raquel Lyra (PSDB). Pai e filha deixaram a legenda socialista e migraram para o PSDB - a neotucana foi eleita prefeita - e têm se aproximado de políticos ligados à oposição a Paulo Câmara.

A aproximação entre João Lyra, o senador Armando Monteiro (PTB) e os ministros Bruno Araújo (PSDB/Cidades) e Mendonça Filho (DEM/Educação) deve ser ampliada.

"Não temos nenhum plano pessoal, de candidatura apresentada. Defendo que as questões eleitorais sejam consequência do movimento político que estamos elaborando", destacou.

Para João Lyra, o governo também erra ao fazer uma nova rodada de plenárias com o Pernambuco Aqui, espécie de reedição do Todos por Pernambuco.

"O povo já foi consultado e está esperando as ações", cravou. 

GOVERNO REBATE

Para responder às declarações de João Lyra, o governo estadual destacou o deputado Isaltino Nascimento (PSB), líder da bancada governista na Assembleia Legislativa.

"Pernambuco é um dos poucos estados do Brasil que têm superávit primário no ano de 2016. O estado conseguiu previamente detectar a crise que o Brasil vivenciava a partir de 2015 e fez um plano de ajuste fiscal em 2015 e repetiu em 2016. Com isso, conseguiu manter os seus programas em dia, inclusive cumprindo as obrigações com os servidores", afirmou Isaltino. 

De acordo com o parlamentar, Paulo Câmara é um político "competente gerencialmente e capaz politicamente". Isaltino defendeu o Pernambuco Aqui e afirmou que o governador não quer politizar a administração do Estado.

"A eleição de 2018 será discutida no tempo correto. Mas já fomos testados em 2016 e elegemos o prefeito da capital e conseguimos eleger 70 prefeitos em todo o Estado", apontou.

LEIA MAIS:

Partidos de oposição articulam aliança contra o PSB para 2018

Para Paulo Câmara e Armando Monteiro, 2018 começou mais cedo

João Lyra Neto acusa governo PSB de ''abuso de poder'

João Lyra critica gestão Paulo Câmara: 'Deficiência na prestação dos serviços'

Processo da Arena Pernambuco foi danoso ao Estado, diz João Lyra

Últimas notícias