Carreira pública

Confederação de servidores reforça luta contra reforma da Previdência

A Conate reúne as carreiras típicas de Estado e foi criada num momento de ameaças a direitos trabalhistas e previdenciários

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 14/03/2017 às 20:11
Fernando da Hora/JC Imagem
A Conate reúne as carreiras típicas de Estado e foi criada num momento de ameaças a direitos trabalhistas e previdenciários - FOTO: Fernando da Hora/JC Imagem
Leitura:

A mobilização contra a Reforma da Previdência do governo Michel Temer (PMDB) ganhou reforço com a recém criada Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Conate), que reúne federações de servidores do Legislativo, Tribunais de Contas, dos fiscos municipais e estaduais, auditores e dos policiais rodoviários federais. O presidente da nova entidade, Antonio Carlos Fernandes Júnior, esteve reunido no Recife com sindicalistas e disse, nesta terça-feira (14/3) que as medidas que o governo pretende adotar desmontam as estruturas do Estado.

O objetivo da confederação, segundo ele, vai além de lutar pelos interesses desses servidores de carreira. A ideia é agregar uma pauta de interesse também da sociedade civil organizada e cobrar políticas estruturadoras e que durem além dos mandatos partidários. “Lutamos por políticas de Estado e não de governos”, lembrou. Sobre a reforma da Previdência, lembrou que a dívida da União compromete muito mais o orçamento do que os custos com a aposentadoria dos trabalhadores dos setores público e privado. 

Carreiras típicas de Estado protestam contra reforma da Previdência

No Recife, muitos desses servidores públicos devem se juntar ao protesto marcada para a manhã desta quarta-feira, na Boa Vista. Fernando Ribamar, presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público Estadual, afirma que apoia o protesto e a mobilização nacional que tenta barrar a reforma. 

Um substitutivo ao Projeto de Reforma da Previdência, desenvolvido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com a Pública - Central do Servidor, já chegou à Câmara dos Deputados.


Últimas notícias