PRECONCEITO

Parlamentares repudiam blogueira acusada de discriminar bebê com Síndrome de Down

Na Alepe, Terezinha Nunes criticou o gesto e Aline Mariano aprovou ato de repúdio ao gesto preconceituoso da blogueira

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 27/03/2017 às 17:31
Reprodução/Facebook
Na Alepe, Terezinha Nunes criticou o gesto e Aline Mariano aprovou ato de repúdio ao gesto preconceituoso da blogueira - FOTO: Reprodução/Facebook
Leitura:

O gesto preconceituoso da blogueira Júlia Salgueiro, acusada de discriminar um bebê com Síndrome de Down, foi repudiado na Câmara dos Vereadores do Recife, nesta segunda-feira (27). A vereadora Aline Mariano (PMDB) aprovou por unanimidade requerimento com Ato de Repúdio ao comportamento discriminatório da blogueira. A peemedebista pediu que ela se retratasse publicamente, por entender que os comentários foram inaceitáveis e odioso.

“Todo cidadão merece ser respeitado, independente de sua condição. Repudio os comentários preconceituosos dessa blogueira que, ao invés de elevar a discussão sobre a importância de se conhecer um pouco mais sobre a Síndrome, e contribuir para uma sociedade mais justa, está usando sua ferramenta na internet para propagar o ódio, a intolerância e o desrespeito”, defendeu a vereadora.

Na Casa José Mariano, o vereador Ivan Moraes Filho (PSOL) ressaltou a importância da liberdade de expressão, mas disse que é preciso que ela não seja exercida sem levar em consideração outros valores.

“As pessoas acham que a Internet é um lugar de vale tudo. É como se as coisas que você faz e participa na vida virtual não tivesse consequências na vida real. Esse foi um ato contra pessoas que vivem com Down ou com diferenças visíveis e que já têm que viver num mundo tão preconceituoso. A liberdade de expressão é um princípio constitucional, mas ela não está isolada de outros princípios, como a dignidade das pessoas.”

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), foi a deputada Terezinha Nunes (PSDB) que fez questão de criticar o fato. A tucana tratou como "inominável" o caso de preconceito contra um menino de 11 meses com Síndrome de Down. Ela também pediu celeridade para a apuração da denúncia que a família fez à polícia.

Terezinha Nunes ressaltou ainda a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, que será instaurada na Alepe no dia 11 de abril, para acompanhar políticas públicas voltadas para essa população.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA

“É inacreditável que em pleno século XXI a sociedade ainda seja vítima de atos covardes como o que estamos presenciando. Comparar um bebê a um filhote de cachorro, afirmando, dentre outros absurdos, “que são lindos quando são pequenos mas quando crescem só pensam em trepar”, tentando desmerece-lo pelo simples fato de se tratar de uma criança com Síndrome de Down é inaceitável.

Todo cidadão merece ser respeitado, independente de sua condição. Repudio os comentários preconceituosos dessa blogueira que, ao invés de elevar a discussão sobre a importância de se conhecer um pouco mais sobre a Síndrome, e contribuir para uma sociedade mais justa, está usando sua ferramenta na internet para propagar o ódio, a intolerância e o desrespeito.

Faço parte dos que se preocupam com as minorias e tenho lutado pelos direitos das pessoas com deficiência. Sou autora de projeto de lei que tramita na Câmara e que obriga hospitais e maternidades da cidade a fazerem exame específico em recém-nascidos que apresentem sinais indicativos da Síndrome de Down. A partir do exame cariótipo é possível diagnosticar particularidades que ajudarão aos pais, inclusive no planejamento familiar.

Esperamos que a blogueira se retrate com a família da criança, com a sociedade e com todas as pessoas que tenham a Síndrome de Down e entenda que este tipo de postura é desnecessária e só nos envergonha."

Aline Mariano, vereadora PMDB

Últimas notícias