LITORAL SUL

Célia Sales é a primeira mulher a ser eleita prefeita em Ipojuca

Candidata do PTB, a nova prefeita é mulher de Romero Sales, impugnado na disputa de outubro de 2016

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 02/04/2017 às 19:16
Foto: Reprodução/Facebook
Candidata do PTB, a nova prefeita é mulher de Romero Sales, impugnado na disputa de outubro de 2016 - FOTO: Foto: Reprodução/Facebook
Leitura:

Mulher do candidato mais votado durante a eleição em outubro de 2016, Célia Sales, com 31.010 mil votos (ou 55,20%), foi eleita a nova prefeita de Ipojuca, município com o maior PIB per capita de Pernambuco, neste domingo (2). O resultado do pleito pouco diferiu da disputa de outubro do ano passado, quando Romero Sales (PTB) foi o candidato mais votado e não se confirmou no executivo municipal pela impugnação deferida pela Justiça Eleitoral. Já Carlos Santana teve 23.925 mil votos (42,58%).

"As eleições suplementares do município de Ipojuca foram realizadas em um clima de relativa tranquilidade. Aconteceram pequenos incidentes isolados, mas que foram prontamente resolvidos e verificados, então acreditamos que ela foi um sucesso", afirmou Eduardo Burichel, juiz eleitoral de Ipojuca.

O município pernambucano é um dos 12 do território nacional que passaram neste domingo por eleição suplementar em razão da anulação do pleito regular de 2016. Com a vitória, Célia terá pela frente o desafio de transformar a cidade com o maior PIB per capita do Estado numa referência em infraestrutura, gestão e serviços básicos.

Mulher do mais votado na última eleição,a  nova prefeita viu o marido ter a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa, em razão de condenação por improbidade quando vereador. Célia tem o apoio do senador pernambucano Armando Monteiro e do ex-presidente Lula (PT).

Comparativo das eleições

O desempenho dos dois principais candidatos na eleição suplementar deste domingo é muito parecido com o resultado das eleições de outubro. Célia Sales repetiu o desempenho do marido, que na ocasião obteve 32.496 votos e ficou em primeiro lugar. Já Carlos Santana (PSDB), ficou em segundo nas eleições deste domingo, e manteve uma votação também parecida com a de outubro (23.765), um indicativo de que ele não conseguiu atrair novos eleitores.

Diplomação

O juiz eleitoral tem agora até o dia 20 de abril para diplomar a nova prefeita. Já os candidatos têm até o dia 7 para entregar as contas de campanha. O julgamento do material apresentado será feito até o dia 17, com a aprovação, a partir dessa data, a prefeita já poderá ser diplomada.

Últimas notícias