ALEPE

Priscila Krause acusa Portal da Transparência de censurar informações

Deputada do DEM diz que informações deixaram de ser publicadas. Governo promete novo Portal das Transparência

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 24/04/2017 às 17:40
Foto: Cecilia Sá Pereira/divulgação
Deputada do DEM diz que informações deixaram de ser publicadas. Governo promete novo Portal das Transparência - FOTO: Foto: Cecilia Sá Pereira/divulgação
Leitura:

Uma mudança na divulgação de informações fez a deputada estadual Priscila Krause (DEM) questionar a qualidade das informações do Portal da Transparência do Estado. Segundo a parlamentar, conhecida por manter uma equipe técnica que fiscaliza de perto as contas públicas do Estado, desde o início do ano o portal parou de publicar informações detalhadas sobre os empenhos liberados para recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (FEM), como o motivo do pagamento, o período relativo ao desembolso e as datas das medições. No lugar onde antes eram divulgadas essas informações, agora são publicadas apenas o símbolo de jogo da velha "ou hashtag para os mais jovens", o que a democrata classifica como censura.

"O governo suprime e censura informações do Portal da Transparência desde janeiro deste ano", disparou a democrata, que classificou a mudança nas informações como um "atentado à democracia". "O portal deixou de ser da transparência porque ele é opaco e turvo. Como são todas as informações desse governo", criticou ainda. Segundo a deputada, o governo Paulo Câmara (PSB) precisa recuperar a credibilidade.

Portal da Transparência 1

Priscila Krause também somou às queixas o ofício de um comandante da Polícia Militar alertando que fossem repassadas apenas informações positivas para a imprensa. "Esses dados, e qualquer outro, não podem ser confiáveis. Porque já uma deliberação de maquiar os dados da segurança pública", declarou a parlamentar.

Priscila anunciou que vai dar entrada em dois pedidos de informação para que o Executivo explique o ofício da PM e as mudanças no Portal da Transparência, que ela disse não ser mais um dos melhores do Brasil. "Podem enrolar na resposta. Podem inventar coisa. Porque é inventando coisa de lá e a gente entrando com pedido de informação de cá", subiu o tom.

GOVERNO PROMETE NOVO PORTAL

Em resposta à parlamentar, o líder do governo, Isaltino Nascimento (PSB), anunciou que o governo do Estado lançará, ainda no primeiro semestre desse ano, um novo Portal da Transparência, mais interativo e simples de usar, resultado de um processo de aprimoramento da ferramenta. "Nossos dados são informados de forma correta e a população pode confiar", garantiu.

Segundo Isaltino, informações detalhadas sobre a execução financeira do FEM, mês a mês, podem ser consultadas no site da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplag), que coordena o programa. O socialista também afirmou que informações sobre o pagamento de diárias, uso de veículos e contratos (incluíndo notas de empenhos) podem ser acessadas nas páginas de cada secretaria.

O líder do governo também classificou o debate sobre o ofício da PM como extemporâneo e a "caduco", por ser de duas semanas atrás. Ele garantiu, porém, que o ato foi desautorizado pelo governo e que se tratou de um fato isolado, que não representa a posição do governo ou do governador. "Defendemos inclusive uma uniformização nacional dos dados da segurança pública. Os dados de São Paulo, do Rio de Janeiro, de muitos estados são questionáveis. Os de Pernambuco, não."

Últimas notícias