Sistema penitenciário

Promotor alertou Estado sobre fracasso de PPP de Itaquitinga

Marcellus Ugiette entregou relatório ao então governador Eduardo Campos (PSB) apontando riscos

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 24/04/2017 às 14:00
Diego Nigro/JC Imagem
Marcellus Ugiette entregou relatório ao então governador Eduardo Campos (PSB) apontando riscos - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

O fracasso na Parceria Público-Privada já era previsto pelo promotor de execuções penais, Marcellus Ugiette. Em 2010, após visitar experiências de terceirização de prisões em outros Estados do Brasil e nos Estados Unidos, ele entregou um relatório ao governador Eduardo Campos (PSB), alertando para os problemas encontrados. Além do exagero de gastos para o Estado, sem abranger outras unidades prisionais em situação muito ruim, questionava o projeto de ressocialização na mão de empresas que visavam lucro.

“Hoje a gente torce para que o Estado possa minimizar os prejuízos ao erário público. Aquilo ali é dinheiro público em todos os níveis, do Banco do Nordeste e do governo”, diz, referindo-se ao Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga. Na visita a outros Estados, Ugiette impressionou-se com o baixo percentual de presos estudando e trabalhando. “Cerca de 66% estavam sem atividade necessária à ressocialização”.

Sistema penitenciário de Pernambuco tem 9 mil vagas e abriga 29.800 presos

Ao visitar a construção do CIR, em Itaquitinga, também ficou impressionado com alguns detalhes. O módulo a ser entregue, construído para o regime semiaberto e que será usado para o regime fechado, não tinha qualquer área para atividades coletivas.
Com o abandono da obra, verificou paredes rachadas, a alvenaria se deteriorando e o mato crescendo. O sistema prisional de Pernambuco tem capacidade para pouco mais de nove mil presos, mas abriga 29.800. Teria 35 mil se não houvesse audiência de custódia”.

O promotor lembra que não basta criar presídios, mas acelerar julgamento, aplicar penas alternativas, que poderiam diminuir em 15% a ocupação das cadeias. “Se construirmos unidades prisionais sem planejamento de pessoal a superlotação não vai resolver”, completa. Já existe cobrança do Ministério Público para que o Estado crie vagas e aumente o efetivo de agentes penitenciários.

Veja mais detalhes em reportagem da TV Jornal.

Últimas notícias