delação do fim do mundo

Fachin pede redistribuição de inquérito que cita Betinho Gomes

Ministro encaminhou à presidente do STF, Carmén Lúcia, três inquéritos para que ela analise a possibilidade de redistribuição para outros ministros

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 25/05/2017 às 14:56
Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Ministro encaminhou à presidente do STF, Carmén Lúcia, três inquéritos para que ela analise a possibilidade de redistribuição para outros ministros - FOTO: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Leitura:

O relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, encaminhou três inquéritos para que a presidente do STF, a ministra Carmém Lúcia, analise a possibilidade de distribuição para outros ministros da Corte. Os inquéritos tratam das delações premiadas firmadas pela empreiteira Odebrecht e citam os deputados Betinho Gomes (PSDB-PE), Pedro Paulo (PMDB/RJ), Carlos Zarattini (PT/SP) e o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes. 

O Inquérito 4446, que tem como um dos envolvidos Betinho Gomes, trata do suposto repasse de valores ao parlamentar e a outros candidatos a cargos eletivos, nos anos de 2012 a 2014, "na busca de favorecimento no empreendimento Reserva do Paiva, situado no Cabo de Santo Agostinho (PE)". 

No Inquérito 4435, Pedro Paulo e Eduardo Paes foram citados como destinatários de valores do Grupo Odebrecht, "o qual buscava facilitação em contratos relativos às Olimpíadas de 2016".

Já no Inquérito 4430, Zarattini e outros ex-parlamentares são investigados por suposta atuação junto à Previ (Caixa de Previdência de Funcionários do Banco do Brasil) no ano de 2012, para que esta adquirisse imóveis de empreendimento construído e comercializado pela Odebrecht Realizações Imobiliárias, supostamente recebendo valores como contrapartida dessas ações.

Decisão

Fachin afirmou em suas decisões que a colaboração premiada não determina critérios de determinação, de modificação ou de concentração de competência. Ou seja, não há nenhuma justificativa para que seja afastada a regra da livre distribuição e qualquer ministro da corte teria competência para tratar dos inquéritos. 

Últimas notícias