pm

Deputado sai em defesa dos líderes da Associação de Cabos e Soldados

Os líderes da ACS-PE, Albérisson Carlos e Nadelson Leite foram expulsos da Polícia Militar por quebra de hierarquia da instituição

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 23/06/2017 às 9:16
Alexandre Gondim / JC Imagem
Os líderes da ACS-PE, Albérisson Carlos e Nadelson Leite foram expulsos da Polícia Militar por quebra de hierarquia da instituição - FOTO: Alexandre Gondim / JC Imagem
Leitura:

O deputado federal Cabo Sabino (PR-CE) divulgou vídeo em sua página do Facebook prestando solidariedade aos líderes da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), o presidente Albérisson Carlos e o vice-presidente Nadelson Leite, expulsos da Polícia Militar pela Secretaria de Defesa Social, sob a alegação de que teriam incitado a quebra de hierarquia da instituição. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado do último sábado (17). Albérisson e Nadelson teceram críticas ao então secretário da SDS, Alessandro Carvalho, e ao governador Paulo Câmara (PSB).

No vídeo, o deputado defendeu que as associações são o "caminho legitimo para a representatividade dessa categoria". Ele fez críticas diretas ao governo estadual. "Eu pergunto ao governo de pernambuco, se com a demissão desses dois policiais resolveu o problema da valorização do profissional militar ai de Pernambuco? Se resolveu as questões das promoções, se resolveu as questões salariais, as condições de trabalho a carga horária, resolveu? É mais fácil demitir dois policiais de maneira covarde do que resolver o problema da categoria, porque para demitir dois policiais é fácil, não é verdade?", questionou o Cabo Sabino. 

Apesar da decisão, os líderes continuam à frente da associação. Em nota, a Corregedoria da SDS informou que trabalha com imparcialidade e transparência e decidiu pela expulsão da PM dos dois cabos com base em provas técnicas e robustas, concedendo amplo espaço para a defesa.

Já a defesa contesta o fato de as testemunhas não terem sido ouvidas ao longo do processo e da SDS não ter aceito o pedido de perícia no CD que continha falas da liderança do movimento grevista. "Usaram falas fora de contexto e não deixaram a própria polícia analisar o material, tampouco ouviram policiais militares que estavam presentes no momento em que elas foram proferidas", alega o advogado. "Foram tantas arbitrariedades que tudo pareceu uma peça teatral."

"Fazem ai os procedimentos de todas as formas já com o resultado pronto, mas resolver o problema da categoria é que é difícil", alfinetou Cabo Sabino. O deputado pediu ainda apoio dos policiais militares. "Eu peço a todos os policiais do Brasil que apoiem esses dois colegas. Você que é policial de Pernambuco, você tem o dever de apoiar esses dois homens que perderam o emprego exatamente por você, por lutar pelos seus direitos por lutar acima de tudo pela sua dignidade e a dignidade da sua família", completou. 

Cabo Sabino

O deputado Cabo Sabino, que integra o quadro da Polícia Militar do Ceará, foi expulso da corporação em 2013 por ter desferido palavras depreciativas ao comando da PM, ao secretário de Segurança Pública e ao então governador, Cid Gomes (Pros). Por meio de decisão liminar, ele foi reintegrado no ano de 2014.

Assista o vídeo:

Últimas notícias