Olinda

Após conquistar maioria na Câmara de Olinda, Lupercio veta LDO

Em votação do texto do projeto, o prefeito de Olinda reverteu o quadro de votos cooptou mais três vereadores para sua vase

Vinícius Sales
Cadastrado por
Vinícius Sales
Publicado em 14/09/2017 às 20:26
Divulgação
Em votação do texto do projeto, o prefeito de Olinda reverteu o quadro de votos cooptou mais três vereadores para sua vase - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Câmara Municipal de Olinda votou nesta quinta-feira (14) o texto referente ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018. Com dez votos a sete, o Professor Lupercio assegurou o veto do projeto que tramitava na casa, pois entendeu que as emendas apresentadas pelo vereadores eram "inconstitucionais, burocráticas e contrárias ao interesse público." No dia 15 de Julho, vereadores da oposição apresentaram emendas que impediam Lupercio de legislar por decreto.

Contando com a resistência por parte majoritária da Câmara Municipal de Olinda, o Professor Lupercio (SD) iniciou seu mandato sendo derrotado com a eleição de Jorge Federal (PR), candidato de Antônio Campos (PSB), á presciência da casa. Após cem dias de governo sem oposição, Lupercio obteve a reprovação das contas do Carnaval. Formou-se então o G9; grupo de vereadores oposicionistas que compõem a maioria da casa.

A reviravolta veio na votação desta quinta, onde três vereadores mudaram seus votos. Votaram com o governo os vereadores: Biai (PCdoB), Professor Marcelo (PTB), Marcelo Soares (PCdoB), Mizael (PSB), Labanca (PTC), Marcio Barbosa (PCdoB), Neto da Beira Rio (PSD), Graça Fonseca (PMB), Edmilson (PSD) e Denise Almeida (PRB). Segundo os bastidores, Labanca, Marcio Barbosa e Neto Beira Rio migraram seus votos da oposição para a situação.

PSB

Um dia depois de ser cortejado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), o prefeito de Olinda, Professor Lupercio (SD), recebeu na sede do governo municipal o presidente do PSB-PE, Sileno Guedes. Os dois oficializaram a aliança dos socialistas com a nova. O apoio vem menos de um ano depois da eleição de 2016, quando Lupercio derrotou o candidato do PSB, Antônio Campos, atualmente no Podemos, no segundo turno. O irmão do ex-governador Eduardo Campos não recebeu o apoio do partido para o pleito.

O apoio já vinha sendo ensaiado a um tempo. Logo que assumiu, Lupercio esteve com o governador Paulo Câmara (PSB) para tratar de parcerias para Olinda. O SD faz parte da base partidária do governo estadual e da Prefeitura do Recife. Por contra disso, Lupércio vê a aliança com o PSB em Olinda como "natural". "O PSB desde o começo do ano já falava em ir para a base do governo em Olinda. O PSB vem fazer parte da gestão em caráter municipal, não está "estadualizando" a questão", frisou Lupercio.

Últimas notícias