História

Comissão da Verdade em Pernambuco apresenta relatório final

Após 5 anos de trabalho, a comissão apresente um documento com mais de 800 páginas divididas em dois volumes

Vinícius Sales
Cadastrado por
Vinícius Sales
Publicado em 22/09/2017 às 20:48
Vinícius Sales/JC Imagem
Após 5 anos de trabalho, a comissão apresente um documento com mais de 800 páginas divididas em dois volumes - FOTO: Vinícius Sales/JC Imagem
Leitura:

A Comissão Estadual de Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC) apresentará, amanhã (25), o relatório final de seus trabalhos. O evento está marcado para ás 15h no Palácio do Campos das Princesas e contará com a presença do governador Paulo Câmara.

Instalada em Junho de 2012, pelo então governador Eduardo Campos, a CEMVDHC teve como missão evidenciar as violações de Direitos Humanas ocorridas entre 1946 e 1988 provocadas por perseguição política. Contando com mais de 800 páginas e dividido em dois volumes, o relatório colheu um total de de 157 depoimentos em 50 sessões públicas e 40 reservadas.

O Primeiro Volume contém textos informativos sobre como foi planejado o trabalho da CEMVDHC, desde sua criação, organização, planejamento estratégico e metodologia; além dos relatos das histórias de vida e as circunstâncias das graves violações cometidas contra 51 mortos e desaparecidos políticos, vítimas da repressão, com biografias sistematizadas por Organização Política.

O segundo volume trata das repercussões da influência internacional no Regime . Ele também expõe as violações aos direitos humanos em Pernambuco nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Relatora da comissão, Maria Socorro Ferraz, comenta sobre a processo de composição do relatório. "Quando a comissão iniciou os trabalhos, o que se tinha era um trabalho muito doloroso das famílias e de alguns comitês contra a tortura. Esses comitês eram organizados pelos familiares e organizações sociais, mas eles trabalhavam com categorias privadas. Eles construíram um discurso público com essas categorias. O que o relatório fez foi construir um discurso público com categorias públicas. Que são as categorias do estado. Nesse sentido nós obtivemos êxito, porque foi muito difícil e doloroso. Era um assunto difícil."

Perguntada sobre as dificuldades da comissão em fazer as apurações dos casos de tortura, Socorro comenta a falta de pureza dos documentos recebidos pelas Forças Armadas." Recebemos uma boa parte do Serviço Nacional de Informação (SNI), do Centro de Informação do Exército (CIE), do Centro de Informações da Marinha (CENIMAR), do Centro de Informações da Aeronáutica (CISA) e dos Departamentos de Ordem Política e Social (DOPS). Porém uma boa parte dessa documentação estava contaminada. Não era a documentação total."

Estarão presentes no ato vítimas da repressão, além de personalidades como João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart; José Almino de Alencar Silva Neto, filho do ex-governador Miguel Arraes; Maria Cristina Capistrano, filha do dirigente do PCB desaparecido em 1974, David Capistrano; Mariluce de Souza Moura, ex-presa política e viúva de Gildo Macedo Lacerda, dirigente da APML que foi morto em Recife; Tessa Moura Lacerda, filha de Gildo Macedo; entre outros.

ACESSO

Todo o material reunido pela CEMVDHC será disponibilizado, já a partir da próxima segunda-feira. Ele terá acesso irrestrito e gratuito no Arquivo Público do Estado e pelos sites da Comissão da Verdade e da Cepe (Companhia Editorial de Pernambuco).

FENELIVRO

No domingo (24), o relatório da comissão será tema de debate na Fenelivro, ás 10h. Ele contará com a participação de Socorro Ferraz e mediação do jornalista Ricardo Leitão, presidente da Cepe.

 

Últimas notícias