agenda

Ministros pernambucanos reforçam agenda local

De olho em 2018, agendas em Pernambuco tornam-se mais frequentes

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 24/09/2017 às 8:42
Foto: JC Imagem
De olho em 2018, agendas em Pernambuco tornam-se mais frequentes - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

A um ano da campanha eleitoral de 2018, os quatro ministros pernambucanos intensificam as agendas no Estado. Embora as chapas não estejam definidas, todos deverão disputar os votos no próximo ano. Na pasta de Minas e Energia, Fernando Filho é apresentado pelo pai, o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), pivô da crise política no governo de Paulo Câmara (PSB), como candidato ao governo. Bruno Araújo (PSDB), de Cidades, e Mendonça Filho (DEM), de Educação, também têm seus nomes cotados para a chapa majoritária. Raul Jungmann (PPS), na Defesa, deverá concorrer a uma cadeira na Câmara Federal.

O levantamenrto sobre a presença dos ministros no Estado foi feito com base nas agendas oficiais, de junho a setembro deste ano, divulgadas nos sites dos ministérios. Em comum a todos os titulares das pastas, a presença na entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida, em Caruaru, no dia 28 de agosto, quando o bloco de oposição esteve unido, incluindo os quatro ministros e os senadores Fernando Bezerra e Armando Monteiro Neto (PTB).

Geralmente, as agendas são próximas aos finais de semana, nas segundas e sextas-feiras, possivelmente combinando com finais de semana de descanso no Estado. Porém, quando se compara a compromissos oficiais em outros Estados da federação, Pernambuco ganha disparado na preferência dos ministros por inaugurações de obras e liberação de recursos, por exemplo.

Em junho deste ano, Mendonça Filho cumpriu sete agendas em Pernambuco. No período, o democrata participou de entrega de ônibus escolares em Gravatá, inaugurou escola em Serra Talhada e Santa Cruz do Capibaribe, visitou escolas em Catende e Palmares, anunciou recursos para a Prefeitura de Caruaru e para cursos da UFPE na cidade e participou do lançamento de programas no Recife. Na agenda do mês, também constam uma entrevista à Rádio Jornal e despachos internos. Em outros Estados, foram dois Estados (Alagoas e Espírito Santo) e na Argentina.

No mês de julho, o democrata reduziu o ritmo. Foram apenas três agendas em Pernambuco, em Petrolina, Caruaru e Catende. Em agosto, as visitas ao Estado voltaram a aumentar, com seis agendas. Além do Recife, Mendonça esteve em Salgueiro, onde anunciou um campus da Univasf, e em Caruaru. Novamente, eventos no SJCC, como entrevista à Rádio Jornal e participação no Seminário “Educação, Emprego e Futuro”. Em outros Estados, foram quatro agendas - São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, também tem sido bastante assíduo no Estado. Em junho, foram seis agendas nas cidades de Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Paudalho e Recife, onde constam apenas despachos internos e uma entrevista à Rádio Jornal. Em outros Estados, foram cinco agendas. Em julho, o tucano esteve em três agendas em Pernambuco, enquanto visitou outros três Estados e esteve na Argentina.

AGENDAS

No mês de agosto, foram cinco agendas de Bruno Araújo em Pernambuco, incluindo as cidades do Recife, Água Preta e Caruaru. Em outros locais, foram apenas duas agendas. No mês de setembro, o ministro ainda não teve agendas no Estado, mas já esteve em eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Com um pé no bloco de oposição ao governador Paulo Câmara, o ministro de MInas e Energia, Fernando Bezerra Filho (PSB), não tem cumprido muitas agendas no Estado. Em junho, esteve três vezes em Pernambuco, incluindo um evento em Petrolina, no seu reduto eleitoral, além do Recife e Araripina. Em outros Estados, também foram três agendas. Em julho, foi apenas uma agenda, no LIDE. No mês seguinte, o ministro esteve aqui para duas agendas, mas nenhuma foi da sua pasta. Um dos eventos, em Salgueiro, foi em parceria com Mendonça Filho, e outro, em Caruaru, da pasta de Cidades. Em setembro, houve uma visita ao Estaleiro Atlântico Sul, em Suape.

Quem menos teve agendas oficiais em Pernambuco foi Raul Jungmann. Em junho, foi apenas um evento no Estado, além de mais dois em julho e um em agosto. Nesse período, agravou-se a crise de segurança no Rio de Janeiro e o ministro teve diversas agendas lá.

Últimas notícias