Dança das cadeiras

Antônio Figueira deixa o comando da Casa Civil

Quem assume a pasta é Nilton Mota, então na secretaria de Agricultura, que será substituído por Wellington Batista, aliado de José Queiroz (PDT)

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 27/09/2017 às 15:18
Roberto Soares / Alepe
Quem assume a pasta é Nilton Mota, então na secretaria de Agricultura, que será substituído por Wellington Batista, aliado de José Queiroz (PDT) - FOTO: Roberto Soares / Alepe
Leitura:

O governador Paulo Câmara (PSB) oficializa uma troca de comando em pastas estratégicas do governo estadual nesta quinta-feira (28), às 14h30, no Palácio do Campo das Princesas. Paulo dará posse a Nilton Mota (PSB), que deixa a pasta de Agricultura e Reforma Agrária e assume a Casa Civil, no lugar de Antônio Figueira (PSB), que vai para a chefia da Assessoria Especial.

Já José Neto deixa a Assessoria Especial e assume a Secretaria Executiva da Casa Civil, para dar lugar a Figueira. Wellington Batista (PDT) entra no governo e assume o cargo então ocupado por Nilton Mota na secretaria de Agricultura. 

A "dança das cadeiras" do Executivo Estadual, antecipada pela reportagem do JC, é vista como um gesto de Paulo para acomodar o PDT no alto escalão do governo em torno de uma futura aliança para as eleições de 2018, uma vez que Wellington Batista integra o grupo do ex-prefeito de Caruaru José Queiroz (PDT). 

Nilton Mota

O fato de Nilton Mota conhecer todos os deputados estaduais e um bom número de prefeitos pode ser estratégico para o governo. O nome do socialista também pode gerar ciumeira porque ele ganha uma máquina para impulsionar sua candidatura no próximo ano.

A permanência de Nilton no governo evita enfraquecer o PMDB na Alepe no momento de fragilidade da legenda. Se o socialista voltasse ao Legislativo, ocuparia a vaga que hoje é exercida por Gustavo Negromonte (PMDB), reduzindo de três para dois parlamentares o espaço da sigla na Casa. Para continuar licenciado, porém, é preciso que Nilton continue no primeiro escalão do governo, como titular de alguma secretaria ou na presidência de algum órgão público.

Últimas notícias