Reforma da Previdência

Previdência: Líder do PMDB quer fechar questão para puxar partidos

Uma reunião foi convocada para esta quarta (6) às 16h pelo presidente do PMDB, o senador Romero Jucá para decidir sobre a orientação aos deputados

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 06/12/2017 às 13:09
Zeca Ribeiro / Agência Câmara
Uma reunião foi convocada para esta quarta (6) às 16h pelo presidente do PMDB, o senador Romero Jucá para decidir sobre a orientação aos deputados - FOTO: Zeca Ribeiro / Agência Câmara
Leitura:

Com um pedido de fechamento de questão a favor da Reforma da Previdência enviado pela bancada federal do PMDB para a cúpula nacional, os peemedebistas buscam marcar posição levar outros partidos da base para repetirem o mesmo gesto. Uma reunião foi convocada para esta quarta (6) às 16h pelo presidente da sigla, o senador Romero Jucá (PMDB) para decidir sobre a orientação aos deputados. 

Alguns parlamentares de partidos aliados do Planalto, como PSD, PP, PR e DEM, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), já se manifestaram publicamente contra o fechamento de questão a favor da reforma. Em reunião da Executiva Nacional, o PP não deliberou sobre orientar os deputados a votarem em favor da proposta. "Acho que os outros partidos devem fazer a sua avaliação. O importante é que cada partido da base possa convencer com argumentos os seus deputados e a gente ter condições de chegar aos 308 votos para aprovar a PEC", afirmou o líder da bancada do PMDB na Câmara, o deputado federal Baleia Rossi. 

O PTB divulgou nota nesta quarta (6) informando que fechou questão a favor da PEC, sendo o primeiro partido da base governista a "determinar" que seus deputados e senadores votem favoravelmente ao governo. A nota do PTB não fala em punições em caso de descumprimento, mas diz que os parlamentares devem "obediência" à cúpula do partido.

Segundo Baleia, o fechamento de questão seria um gesto importante por parte do partido do presidente Michel Temer (PMDB), que possui 60 deputados na Câmara, em torno da aprovação da proposta. "Para sinalizar que essa pauta do ajuste fiscal e o compromisso com as futuras gerações é a pauta do PMDB", afirmou na manhã desta quarta(6) após café da manhã no Palácio da Alvorada nesta quarta-feira (6) com Temer, líderes de partidos e ministros. 

PMDB-PE

Baleia Rossi é relator do processo de dissolução do diretório estadual do PMDB de Pernambuco, movido pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), que busca ficar com o comando do partido. Após receber o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) e o presidente estadual e vice-governador Raul Henry (PMDB) nesta quarta (6), Michel Temer se comprometeu a conversar com o presidente do PMDB Nacional, o senador Romero Jucá (PMDB) e com Baleia para intervir sobre o assunto. 

Últimas notícias