São Lourenço da Mata

São Lourenço: Vice quer assumir lugar do prefeito, diz Bruno Pereira

Prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira (PTB), reassumiu a prefeitura após ter sido afastado por suspeita de desvios de bens e verbas públicas

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 17/01/2018 às 14:49
Foto: Reprodução / Facebook
A Prefeitura de São Lourenço da Mata suspendeu os contratos de funcionários e deixou famílias desamparadas - FOTO: Foto: Reprodução / Facebook
Leitura:

Reassumindo a Prefeitura de São Lourenço da Mata após quatro meses afastado, o prefeito Bruno Pereira (PTB) disse estar tendo dificuldades para fazer a transição na gestão municipal, comandada desde setembro pelo seu vice, Dr. Gabriel (PRB). Bruno foi alvo de uma Medida Cautelar no âmbito da Operação Tupinambá, por suspeita de desvios de bens e verbas públicas na prefeitura do município. 

Bruno e o vice-prefeito Dr. Gabriel romperam desde o início da gestão em janeiro de 2017, mas prefeito afirmou que nunca teve problemas com o seu vice. "Ele que teve problema comigo. Na verdade é aquele o vice querendo assumir no lugar do prefeito, mas espero que a gente possa se conciliar, que a gente possa se juntar e fazer com que a população de São Lourenço não possa sofrer", disse Bruno. 

Secretariado

O prefeito informou que está tomando conhecimento sobre a situação financeira do município e deve fazer mudanças no secretariado já nesta quinta-feira (18). "Sei que tem alguns débitos que o controlador já me passou, devendo a limpeza urbana, mas eu quero todos os contratos que estão em vigor para que a gente possa botar todos os serviços essenciais para funcionar e melhorá-los". 

O prefeito, dois secretários municipais e três membros da Comissão Permanente de Licitações foram afastados de suas atividades e impedidos de acessar as dependências da prefeitura. Eles são investigados pelos crimes de fraude em licitação, falsidade ideológica, apropriação indébita, desvio de bens e rendas, falsidade ideológica. Nas investigações, a Polícia encontrou indícios da existência de funcionárias fantasmas atuando na saúde do município.

Resposta

Em nota, o vice-prefeito Gabriel Neto lista as ações realizadas durante os quatro meses em que ficou a frente do município, lembra que a investigação segue em andamento e promete aguardar com serenidade quaisquer desdobramentos que envolvam a investigação:

Amigos e amigas de São Lourenço da Mata, gostaria de iniciar minhas palavras reforçando o amor que tenho por essa cidade que tive o prazer de governar por quase quatro meses. Nesta terça-feira (16), fomos informados do retorno do prefeito afastado, Bruno Pereira (PTB), ao exercício do cargo, concedido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Em virtude disso, é preciso esclarecer alguns pontos ao povo de minha terra:

1- Encontramos a Prefeitura em setembro passado em estado calamitoso e sem nenhuma condição de termos uma governança tranquila, naquele momento.

2 - Apesar da difícil condição, não esmorecemos em nenhum momento, pois sabíamos que não tínhamos tempo a perder. Precisávamos dar uma resposta imediata à população, e demos, trabalhando diuturnamente para que os serviços essenciais não fossem paralisados.

3 - Suspendemos de imediato, respaldados por algumas Medidas Cautelares expedidas pelo TCE-PE, alguns contratos que estavam sob suspeitas de irregularidades. Bem como exoneramos funcionários fantasmas e cortamos gratificações absurdas e indevidas.

4- Em quase quatro meses, mostramos como se faz uma gestão eficiente e zelosa pelo dinheiro público. Tiramos em poucos dias o município do CAUC, situação em que se encontrava desde abril de 2017. Desativamos o Lixão que há mais de 50 anos funcionava de maneira irregular, prejudicando a saúde das pessoas. Economizamos os recursos próprios e adquirimos uma nova frota de ambulâncias, já que as que recebemos não tinham condições de transportar com dignidade os pacientes da cidade. Autorizamos algumas obras, como: Academia das Cidades, já em andamento, e o Ginásio de Esportes O Pereirão, que iniciaríamos no início de fevereiro.

5- Contratamos mais de 10 novas especialidades médicas para garantirmos uma melhor condição de saúde aos pacientes que procuram o Centro de Especialidades Médicas (CEM). Reforçamos o atendimento médico em todas as Unidades de Saúde Básicas (UBS) do município.

6 - Implantamos as reuniões de monitoramento com nosso secretariado afim de estipularmos metas e cobrarmos resultados em todas as áreas.

7 - Criamos o desjejum para os quase 13 mil alunos da Rede Municipal de Ensino e autorizamos o processo de Seleção Simplificada para 479 professores. Além de garantirmos um novo transporte escolar, com conforto e segurança aos estudantes.

8- Realizamos a Operação Limpeza, manutenção na iluminação pública e regularizamos a coleta de lixo em todos os bairros de São Lourenço da Mata.

9- Reintegramos mais de 84 Agentes, entre Saúde e Endemias que tinham sido demitidos erroneamente no início de 2017. Através de decreto, aumentamos em mais de 100% o salário dos conselheiros tutelares que tinham o pior salário de Pernambuco.

10 - Iniciamos o processo de requalificação da maternidade e do bloco cirúrgico do Hospital Petronila Campos, visto que encontramos os departamentos sem condição alguma de funcionamento, levando risco à vida das pessoas.

11- Nos reunimos, já nos primeiros dias de gestão, com o governador Paulo Câmara, secretários de Estado, ministros e deputados, para cobrarmos mais recursos para o município.

Em todos os cargos públicos que ocupei/ocupo (vereador, vice-prefeito, secretário municipal e prefeito em exercício), honrei com minhas obrigações de ser honesto e decente, sempre pensando nas pessoas, principalmente nas que mais precisam.

Ressalto ainda que, apesar do retorno ao comando do município, estamos atravessando uma investigação policial contra o meu ex aliado e prefeito, Bruno Pereira (PTB). Por esse motivo, continuarei aguardando com serenidade quaisquer desdobramentos que envolvam esta investigação.

Agradeço a cada servidor que esteve ao meu lado nesses mais de 100 dias no comando da Prefeitura, mas, principalmente, agradeço ao povo de bem da minha cidade que confiou e apoiou o nosso trabalho. Reafirmo o nosso compromisso de continuarmos trabalhando por São Lourenço da Mata, seja como médico, seja como político. Levantando sempre a bandeira da honestidade e do trabalho.

Finalizo dizendo que o nosso desejo de construir uma nova história, permanece mais vivo do que nunca.

Um abraço fraterno,

Dr. Gabriel Neto

Vice-prefeito de São Lourenço da Mata

Últimas notícias