Gestão municipal

TCE vai avaliar efetividade da gestão dos municípios pernambucanos

Começa nesta segunda (23) o prazo para que municípios disponibilizem informações sobre ações implantadas em áreas como saúde, educação e planejamento

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 23/04/2018 às 11:24
Foto: Divulgação / TCE-PE
Começa nesta segunda (23) o prazo para que municípios disponibilizem informações sobre ações implantadas em áreas como saúde, educação e planejamento - FOTO: Foto: Divulgação / TCE-PE
Leitura:

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) começa a receber nesta segunda-feira (23) informações dos 184 municípios pernambucanos que contribuirão para a elaboração do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) 2018. Resultado de um Acordo de Cooperação Técnica e Operacional entre o TCE-PE e o Instituto Rui Barbosa, o índice vai medir a qualidade dos gastos feitos pelas prefeituras e com isso, avaliar as atividades dos gestores municipais.

O índice é anual e será calculado pela primeira vez em Pernambuco. As ações avaliadas envolvem as áreas de saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Os gestores terão acesso a questionários elaborados pela Rede Nacional de Indicadores Públicos (INDICON). As respostas devem corresponder ao exercício do ano anterior do qual será aplicada a avaliação. Os dados serão confrontados com os declarados no Sistema SAGRES, bases de dados públicos ou pelas equipes de auditoria do Tribunal.

Prazo final e divulgação

O prazo final para o envio das informações é dia 22 de maio. Em caso de não cumprimento do prazo, informações não remetidas ou fornecimento de dados inconsistentes, os municípios estão sujeitos a aplicação de multas pelo Tribunal. O resultado do índice no âmbito nacional tem divulgação prevista para o início de setembro e estará disponível no site do Instituto Rui Barosa e na página do TCE.

Últimas notícias