Oposição

Silvio Costa Filho critica Paulo Câmara por 15 mil homicídios no seu governo

Líder da oposição na Alepe cita dados da Secretaria de Defesa Social de 15,5 mil homicídios do início de 2014 até abril de 2018

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 07/06/2018 às 15:25
Foto: Divulgação
Líder da oposição na Alepe cita dados da Secretaria de Defesa Social de 15,5 mil homicídios do início de 2014 até abril de 2018 - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Atualizada às 16h26

O líder da bancada de oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) denunciou o índice de 15,5 mil homicídios em Pernambuco desde o início da gestão do governador Paulo Câmara (PSB), em 2015, até abril deste ano. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social e citados pelo deputado, os homicídios saltaram de 3.890 em 2015 para 5.426 em 2017, o que representa um aumento de 71,6%.

Silvio Costa Filho afirma que o bloco da oposição vem alertando sobre o crescimento da violência. “O Pernambuco de verdade é diferente do que é apresentado nas campanhas publicitárias. Nunca se morreu tanto no nosso Estado e a população está com medo de sair às ruas. Além do custo econômico que a criminalidade tem trazido. Em 2017, foram mais de 180 assaltos a bancos e a caixas eletrônicos. Isso tem prejudicado a economia dos municípios pernambucanos”, contou. 

Atlas da Violência

O parlamentar também cita os dados do Atlas da Violência 2018, divulgado na última terça-feira (5), produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Pernambuco está em quinto lugar no Brasil em assassinatos de jovens e em sexto lugar no índice de homicídios em geral, com taxa de 47,3 para cada 100 mil habitantes. 

“Entendemos que governar é elencar prioridades. Mesmo o governo gastando milhões em publicidade para mostrar que a segurança vai bem, o Pernambuco de verdade é diferente do que é apresentado nas campanhas publicitárias. Nunca se morreu tanto no nosso Estado e a população está com medo de sair às ruas. Além do custo econômico que a criminalidade tem trazido. Em 2017, foram mais de 180 assaltos a bancos e a caixas eletrônicos. Isso tem prejudicado a economia dos municípios pernambucanos”, disparou Silvio Costa Filho. 

Governo

Ao comentar sobre o resultado do Atlas da Violência, o líder do governo na Alepe, Isaltino Nascimento, ressaltou que no 1º quadrimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano de 2017, a retração no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) foi de 21,98%. “Em 2018 os números vêm caindo mensalmente. Isso é reflexo da ampliação em investimentos na área da segurança feito pelo Governo do Estado. Este ano a previsão é de R$ 5 bilhões”, disse Isaltino.

Últimas notícias