FALECIMENTO

Políticos lamentam a morte de Guilherme Uchoa

Aos 71 anos, morreu no Recife o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 03/07/2018 às 11:19
Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem
Aos 71 anos, morreu no Recife o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa - FOTO: Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 21h55

Políticos pernambucanos se solidarizaram com a família do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PSC), de 71 anos, que morreu na madrugada desta terça-feira (3), após um agravamento de um edema pulmonar agudo, seguido de uma parada cardíaca.

O político estava hospitalizado desde o último domingo (1º) no Hospital Português, no bairro do Paissandu, área central do Recife.O velório começou às 10h na Assembleia Legislativa do Estado. Às 15h, o corpo irá sair da Alepe em direção ao cemitério de Igarassu, onde será enterrado.

Políticos lamentaram a morte de Uchoa

Após o anúncio da morte do deputado Guilherme Uchoa, partidos, políticos e autoridades do Estado declararam seus pêsames ao político pernambuco por meio de notas.

“Foi uma perda muito grande, sobretudo pela forma como sempre conduziu o Poder Legislativo de Pernambuco com um nível de representatividade muito grande perante os parlamentares da casa. Guilherme Uchoa sempre esteve aberto ao diálogo e à altura de representar bem o papel do Legislativo pela sua experiência e forma de conduzir os trabalhos. Uma de suas características marcantes era a sua capacidade de unir e conciliar base aliada e oposição em vários aspectos, tendo um trânsito excepcional entre as bancadas e grande poder de articulação. Ocupou estrategicamente o cargo de presidente e deixa um legado importante para todos nós que atuamos na Alepe. Gostaria de prestar minha solidariedade aos familiares e dizer que vamos continuar a sua história que sempre foi a de trabalhar por Pernambuco”, declarou o líder do Governo na Alepe, deputado Isaltino Nascimento (PSB).

"Hoje é um dia triste para todos nós que fazemos a Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do deputado Guilherme Uchoa, presidente da Alepe. Em seu sexto mandato e há quase 12 anos à frente da Casa, a sua atuação foi marcada principalmente pela forma como defendeu a autonomia do Legislativo. Pernambuco perde um grande quadro. Como homem público, sempre praticou a boa política, atuando com ética, seriedade e compromisso com os pernambucanos. Guilherme é um exemplo de homem público, pai e amigo. Ele pode imprimir uma gestão exitosa na Alepe, buscando a transparência do poder legislativo, melhorando a infraestrutura e ampliando o diálogo do Legislativo com todos os poderes, além de buscar ampliar os canais institucionais de participação popular, dialogando sempre com o povo de Pernambuco. Nossa solidariedade à toda família e amigos", afirmou Bancada de Oposição de Pernambuco, Silvio Costa Filho (PRB), líder da Oposição.

"É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchôa. Hoje é um dia de tristeza que ficará marcado para sempre. Pernambuco perde um homem público de ilibado caráter e profundo compromisso com a gente de sua terra. Ele deixa, neste solo, exemplos  de luta e determinação que inspiraram muitos políticos. Por certo inspirará outras tantas gerações de pernambucanos", presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques (PSB).

"Faleceu hoje o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa, que teve grande influência na política pernambucana nos últimos anos. Era amigo dos amigos e tinha muita fé. Minha solidariedade à família e aos colegas deputados que perdem o seu comandante", escreveu a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB).

"Nesse momento de dor e tristeza pelo falecimento do deputado Guilherme Uchôa, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, quero prestar os meus sentimentos e a minha solidariedade aos familiares, parentes e amigos. Desejo a todos muita força nesta hora", escreveu o deputado federal Betinho Gomes (PSDB).

"Pernambuco perdeu um grande homem da política de nossa história. Sábio, conhecedor da lei e muito inteligente, Guilherme Uchôa era um homem dedicado à família e valorizava sua terra. É uma perda lamentável para nosso estado, um deputado atuante, como o presidente da Assembleia Legislativa. Nos últimos tempos, tive a oportunidade de conviver, como prefeito de Timbaúba, na Mata Norte, apoiando ele para deputado estadual e também com dobradinha exitosa em vários municípios do estado em minha primeira campanha para deputado federal. Era um homem ilustríssimo, que inúmeras vezes recebi com muita alegria e satisfação na minha casa. Neste momento, rezo e peço a Deus que abençoe Guilherme Uchôa e conforte seus amigos e familiares", deputado federal Marinaldo Rosendo (PP).

"Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado Guilherme Uchoa, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Um lutador que fará falta para a política pernambucana e que deixou um legado de trabalho e fibra, méritos importantes na atividade pública. Toda a minha solidariedade à família neste momento tão difícil", disse o deputado federal Fernando Monteiro.

"É com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa. Guilherme deixa seu legado de contribuição a administração pública de Pernambuco. Perda irreparável e insubstituível para os seus familiares, amigos e admiradores. Neste momento de tristeza, expresso as minhas mais sinceras condolências e rogo a Deus pelo conforto de todos neste momento de sofrimento e dor", deputado federal Gonzaga Patriota.

"Profundamente triste com a notícia do falecimento do deputado Guilherme Uchôa. Antes de tudo, Uchôa foi um incansável defensor dos interesses de Pernambuco, em mais de 30 anos de vida pública. Seu legado de lutas fica marcado para sempre em nossa história, em especial na Assembleia Legislativa, casa que presidiu com zelo e cuidado inigualáveis nos últimos 12 anos. Aos parentes e amigos meus sinceros pesares. Que possam encontrar em Deus o conforto para atravessar esse momento", deputado federal Fernando Filho (DEM).

"A morte do presidente Guilherme Uchoa (PSC) é uma perda inestimável para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Guilherme entra para a história do Legislativo como o presidente que mais defendeu a casa de Joaquim Nabuco. Independente dos efeitos de suas posições políticas, ele sempre colocou o Parlamento em primeiro lugar. Não se poderá contar a história política recente de Pernambuco sem reservar um capítulo para Guilherme Uchoa", deputado federal Sílvio Costa (Avante).

“Guilherme Uchôa cumpriu papel histórico e destacado como parlamentar e presidente da Assembléia Legislativa por vários mandatos”, afirmou o deputado federal Mendonça Filho (DEM). 

"Lamento muito a morte do Deputado Estadual Guilherme Uchoa, Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Essa é uma grande perda para o Estado, pois Guilherme era um político de conduta ilibada e de convicções firmes. Como magistrado, exerceu sua função de forma exemplar e digna. Deixo aqui minha solidariedade à família Uchoa", deputado federal Jorge Côrte Real (PTB). 

“Pernambuco perde uma grande liderança e a Assembleia Legislativa perde seu incansável defensor. O deputado Guilherme Uchoa teve uma carreira marcada pela capacidade de dialogar, de construir parcerias sólidas e de tirar projetos do papel, tornando-os realidade. Foi um homem de opiniões fortes e de convicções defendidas com transparência e firmeza. Sua partida deixa uma lacuna na política, mas também um legado de trabalho, de valorização do Poder Legislativo e, principalmente, de lealdade aos amigos. Nossos pêsames aos familiares. Que Deus lhes dê conforto e força para superar a dor e seguir adiante”, Álvaro Porto deputado estadual.

"Externamos nossa solidariedade aos familiares e amigos do deputado Guilherme Uchoa. Que encontrem conforto espiritual neste momento difícil. Nossas divergências políticas não nos afastam do espírito humanista e da solidariedade nesta hora", disse Edilson Silva (PSOL).

"O povo pernambucano perde um grande líder e um amigo nesta terça (03.07). É com bastante tristeza que nos despedimos de um homem que dedicou mais de duas décadas à atividade pública de forma justa: o Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa. A Política de Pernambuco perde um defensor incansável da autonomia e força do Poder Legislativo do Estado, que sempre manteve um diálogo constante com os demais membros do Parlamento e com os Poderes Executivo e Judiciário. Um homem que valorizava os servidores da Casa Joaquim Nabuco, Guilherme deu início à construção dos dois prédios que abrigam o novo Plenário e os gabinetes dos parlamentares na Alepe – trazendo melhores condições de trabalho para os profissionais do Parlamento – ; e foi responsável pela expansão da TV Alepe para o interior do Estado. Exemplo de conciliação, Guilherme Uchoa deixa um legado de trajetória dedicada à vida pública, exercida com o mesmo amor que dedicou à família e aos amigos. Minha solidariedade aos seus familiares, amigos e admiradores", deputado estadual Zé Maurício Cavalcanti.

"É com enorme tristeza que recebo a noticia do falecimento do amigo e presidente da Alepe Guilherme Uchoa. Tratava-se de um homem de posições claras, bem articulado e que deu a sua contribuição para Pernambuco, deixando o seu nome na história do estado. Em seu sexto mandato como Presidente, Guilherme fortaleceu a Assembleia Legislativa, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do povo pernambucano. Apresento meus sentimentos a toda família e amigos. Que Deus conforte a todos", declarou o deputado estadual Odacy Amorim (PT).

"Pernambuco perdeu hoje uma de suas grandes lideranças políticas. Presidente Guilherme Uchoa combateu o bom combate durante todos os mandatos que exerceu na Assembleia Legislativa. Como presidente daquela Casa, conduziu o Legislativo estadual com altivez, sempre colocando os interesses do povo de Pernambuco à frente. É uma grande perda para o nosso estado. Quero aqui deixar as minhas condolências à família Uchoa", Nilton Mota (PSB), deputado estadual.

"Foi com pesar que recebi nesta manhã a notícia do falecimento do colega e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa. Um homem inteligente, com forte capacidade de articulação e que dedicou seus seis mandatos como deputado estadual e presidente da Casa ao desenvolvimento do nosso estado. Deixo meus sentimentos a sua família e amigos", deputado estadual Alberto Feitosa (SD)

"Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco e amigo Guilherme Uchoa. Homem de carreira notável, Guilherme estava no sexto mandato parlamentar e presidia a Alepe pela sexta vez consecutiva. Minhas condolências e profundo pesar à família do deputado. Neste momento, é inegável e inquestionável a contribuição de Uchoa ao nosso estado de Pernambuco. Ele dedicou a maior parte de seu tempo à vida pública; e Independentemente das diferenças político-partidárias, o momento agora é de solidariedade e de consternação. A perda de uma pessoa querida dói profundamente e por isso, guardarei a lembrança do nobre amigo de personalidade forte, austero, que tinha um coração enorme e era um homem de palavra, ação cada vez mais rara. O Brasil perde um político que fez história em seu estado; Pernambuco perde uma grande representatividade; meu pai Antônio Mariano e eu perdemos um amigo. Que Deus conforte a sua família", disse Aline Mariano, vereadora do Recife.

“Neste momento do falecimento do deputado estadual Guilherme Uchôa, Presidente da Assembleia Legislativa de PE, registro meu pesar e transmito minha solidariedade a toda família, especialmente a sua esposa e aos seus filhos. As divergências no campo político que tivemos nos últimos anos tornam-se menores nessa hora, quando precisamos nos unir em orações pra que todos encontrem paz”, Jayme Asfora, vereador do Recife.

"É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do deputado estadual, Guilherme Uchôa, um dos maiores nomes da política estadual e responsável por grandes projetos durante toda a sua trajetória para o povo pernambucano. Deixo também minha mensagem de conforto ao pré-candidato a deputado estadual e amigo, Júnior Uchôa, que Deus esteja com toda a sua família neste momento de de dor. Hoje todos os pernambucanos deixam sua mensagem de carinho e apoio aos seus familiares, mensagem que os confortam nesse momento de perda e tristeza. Obrigado por toda a sua atuação e trabalho pelo nosso estado", vereador de Caruaru Tafarel (PRP).

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, também emitiu nota de pesar pelo falecimento do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. “Com pesar e sentimento de solidariedade a familiares e amigos, em nome do Poder Judiciário de Pernambuco, lamentamos o falecimento do presidente do Legislativo estadual, deputado Guilherme Uchoa. Magistrado aposentado, para além e antes mesmo de sua atuação no cenário político, Uchoa contribuiu para o TJPE e para a população através de seu trabalho no cargo de juiz em comarcas do Interior e da Região Metropolitana do Estado”, declarou Adalberto de Oliveira Melo, que decretou luto oficial de sete dias.

"Guilherme Uchoa era um político que se destacava na vida pública pelo  temperamento agregador, sempre preocupado em facilitar o diálogo entre os Poderes e as Instituições do Estado. Seu espírito conciliador deixará um vazio na política, principalmente neste momento de crise que enfrentamos. Particularmente, sempre tive por Guilherme uma imensa gratidão, por ter meu nome indicado pela Assembleia Legislativa para assumir uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas de Pernambuco. Era antes de tudo, um grande amigo. À esposa, filhos, netos e parentes, todo meu pesar e a minha solidariedade", disse o conselheiro Marcos Loreto, presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco.

"O Ministério Público de Pernambuco lamenta o falecimento do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Estadual, Guilherme Uchoa, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 3 de julho de 2018. A Procuradoria Geral, nessa hora de dor, oferece seus pêsames a familiares e amigos, assim como deseja conforto espiritual nesse momento de luto." - Procuradoria Geral do Ministério Público de Pernambuco.

"Toda a diretoria do Sindilegis (Sindicato dos Servidores no Poder Legislativo do Estado de Pernambuco) expressa seu mais profundo pesar com o falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Uchoa. Neste momento de dor, expressamos nossos sentimentos aos familiares, amigos, servidores da Casa e deputados estaduais. O Sindicato ressalta que foi nas gestões de Guilherme Uchoa que os servidores do Legislativo obtiveram importantes avanços no cumprimento de suas funções na Casa. A ampliação do quadro com o concurso de 2014, as conversas permanentes com a Mesa de Negociação dos Servidores e os investimentos na estrutura interna do Poder Legislativo, com certeza, serão um legado deixado pelo presidente Guilherme Uchoa, por nós celebrados. Que todas as pessoas mais próximas do deputado, seus eleitores e todos que de alguma forma admiravam seu trabalho, tenha o consolo espiritual para superar esse momento de tristeza" - Sindilegis. 

PREFEITOS

"É com extremo pesar que recebemos a notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PSC), com quem convivemos durante os mandatos como deputado estadual naquela Casa. Com esta perda, Pernambuco perde também uma referência de liderança, um parlamentar no seu sexto mandato e reeleito como presidente, pelo seu trabalho e sua competência reconhecida por todos. Nossos profundos sentimentos à família." - Ângelo Ferreira (PSB), prefeito de Sertânia.

"A Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata lamenta o falecimento do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, na madrugada desta terça-feira, em decorrência de problemas pulmonares, no Real Hospital Português, no Recife. Sua atuação na esfera pública, como juiz, deputado estadual e presidente do Legislativo de Pernambuco, sempe foi pautada pelos interesses do povo pernambucano, tendo um espírito de conciliação que foi essencial em vários momentos difíceis na vida política de nosso Estado. Estendemos nossos pêsames à família, em especial a dona Eva e os filhos Júnior e Giovana", Bruno Pereira, prefeito de São Lourenço da Mata.

"É com imenso e profundo pesar, que recebo a notícia do falecimento do meu amigo pessoal, Guilherme Uchoa. Além de ser um político com uma bela trajetória, Guilherme sempre se destacou por sua firmeza nas posições em defesa do parlamento e de seus pares. Amigo dos amigos sabia ser duro e cordial ao mesmo tempo. Sem dúvidas nenhuma, Pernambuco perde uma grande personalidade, um grande líder e um dos políticos mais importantes que o Estado já teve. Eu, particularmente, perco um grande amigo. Hipoteco a minha solidariedade a Dra. Eva, ao Guilherme Júnior e Giovana. Que Deus os conforte e os abençoe." - Lula Cabral, prefeito do Cabo de Santo Agostinho.

"Recebi com extremo pesar a notícia do falecimento de Guilherme Uchôa, um bravo homem que dedicou-se integralmente à vida pública, construindo uma trajetória exitosa. Como presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde, como então deputado estadual, tive a honra da sua companhia, pude acompanhar mais de perto a sua natureza de liderança e compromisso, sempre empenhado com o crescimento do nosso estado e a melhoria na vida do povo pernambucano. Guilherme Uchôa sempre será lembrado por sua ética e seriedade, um amigo cordial, que deixa também um legado de inúmeras conquistas. Sua partida provoca agora tristeza e um grande vazio no cenário político, com a perda de um companheiro que deixará saudades. Fica a certeza do dever cumprido. Externo aqui toda a minha solidariedade aos seus familiares, nesse difícil momento de dor", Professor Lupércio, prefeito de Olinda.

"Pernambuco perdeu um grande homem, perdi um amigo. Guilherme Uchoa nos deixa com uma imensa folha de serviços prestados à população. Tive a oportunidade de iniciar minha carreira política muito jovem próximo a Guilherme, que já vinha de vários mandatos na Assembleia Legislativa. Além de conhecer o enorme legado jurídico e legislativo, pude ver de perto seu estilo firme e a maneira como conquistou tanto respeito entre os colegas deputados e os servidores da Alepe. Ninguém consegue se manter por seis mandatos como presidente apenas por força política. Guilherme era querido e respeitado pelo deputado mais votado ao funcionário mais simples da Casa Joaquim Nabuco. Eu vi isso de perto, assim como, tive a honra de aprender muito junto com Uchoa. Lições que me ajudaram a evoluir como pessoa e político, pelas quais serei eternamente grato. Neste duro momento, não só toda a Assembleia, mas cada pernambucano deve estar de luto pela perda de um grande líder. À família Uchoa, meu mais profundo respeito e desejo de forças para enfrentar uma perda tão triste", Miguel Coelho, prefeito de Petrolina.

"É com pesar que recebo a notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa, considerado um presidente atuante e um político comprometido com a causa pública. Deixo minhas sinceras condolências à família e aos amigos por esta inestimável perda", Raquel Lyra, prefeita de Caruaru.

"Pernambuco perde um político de amizade sincera e que ficará na história por seus posicionamentos firmes. Guilherme Uchoa partiu e deixou um vácuo imenso, justamente num momento em que as pessoas mais precisam de referências de liderança na política. À família, quero externar minha solidariedade e meus sentimentos", Anderson Ferreira, prefeito do Jaboatão dos Guararapes.

PARTIDOS

"É com grande pesar que o PSB de Pernambuco recebe a notícia sobre o falecimento do deputado estadual Guilherme Uchoa, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O Estado perde um importante líder político, que durante mais de duas décadas dedicou a vida à atividade pública. Aliado importante e amigo do PSB, Uchoa, como parlamentar e representante maior da Casa Joaquim Nabuco, sempre atuou em defesa de projetos prioritários para a população pernambucana, dando exemplos não só da sua lealdade, mas de responsabilidade com a gestão pública. Juiz aposentado, exerceu ainda o cargo de governador em períodos distintos nos mandatos dos governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara. Aos familiares e amigos, desejamos o conforto necessário neste momento de luto e dor", afirmou Sileno Guedes, presidente estadual do PSB-PE.

"O PDT de Pernambuco manifesta o seu profundo pesar pela morte do deputado Guilherme Uchoa, Presidente da Assembléia Legislativa, que durante dezessete anos partilhou conosco de lutas e conquistas partidárias, marcando a sua passagem pela vida pública com destemor e coerência.  Pernambuco perde um político, cuja trajetória haverá de se perpetuar na memória dos pernambucanos e nos anais da vida institucional do Estado. Expressamos o sentimento da família pedetista, levando aos familiares a nossa palavra de solidariedade e conforto". - deputado Wolney Queiroz, presidente Estadual do PDT.

"O PSC lamenta profundamente a morte do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa. Filiado desde o março, ele trabalhou para fortalecer o nosso partido. Pernambuco perde uma de suas principais referências na política, que atuou para trazer desenvolvimento para o nosso Estado. O PSC solidariza-se com a família de Guilherme Uchoa. Que encontre conforto nesse momento tão difícil", comentou André Ferreira, presidente estadual do PSC.

"Manifesto o meu profundo pesar pela partida precoce do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa. Na vida pública, eu tive a oportunidade de conviver e aprender muito com Guilherme Uchôa durante três mandatos consecutivos. Ressalto a sua coragem e altivez em defesa do Poder Legislativo. Para a política pernambucana fica uma imensa lacuna. Rogo a Deus que conforte à família e o receba na sua infinita misericórdia e nas muitas moradias celestiais que foram preparadas para os seus filhos amados", Sebastião Oliveira, deputado federal e presidente estadual do PR-PE.

"Não é fácil perder nenhum líder que ajuda a entender a dinâmica política, mas o pesar é ainda maior quando se trata de um amigo pessoal por quem se tem bastante apreço e, acima de tudo, respeito. Lembro que, para ser eleito presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco pela primeira vez, ainda em 2006, Guilherme Uchôa procurou a mim, que liderava a bancada do PFL, e a Pedro Eurico, líder do PSDB, e conquistou o nosso apoio para o cargo. Depois, ele buscou o então governador Eduardo Campos para dizer que tinha construído essa base também com a oposição. Sempre afirmativo, colocou seu nome na história de Pernambuco. O afastamento natural que se deu por minha vinda à Brasília nunca diminuiu meu afeto e admiração pelo homem e profissional que era, tanto que o contato era recorrente a cada uma de suas visitas à capital federal. Desejo conforto à sua esposa, Dona Eva, seus dois filhos, Júnior e Giovana, seu genro Tato e seus seis netos. O legado dele continua", Augusto Coutinho, presidente do Solidariedade-PE.

Últimas notícias