Rede Sustentabilidade

Filiados da Rede divulgam carta em defesa de Lossio após ameaça de expulsão

Integrantes da chapa de Julio Lossio defendem a 'diversidade política'. Ele foi notificado por infidelidade partidária por se aliar com 'bolsonaristas'

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 20/09/2018 às 20:44
Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
Integrantes da chapa de Julio Lossio defendem a 'diversidade política'. Ele foi notificado por infidelidade partidária por se aliar com 'bolsonaristas' - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
Leitura:

Após a Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade ter notificado o candidato a governador Julio Lossio por infidelidade partidária por ter se aliado a "bolsonaristas", diversos filiados do partido divulgaram uma carta de apoio a candidatura do ex-prefeito de Petrolina. Ela é assinada também pelos integrantes da chapa majoritária encabeçada por ele: O candidato a vice-governador, Luciano Bezerra, e os candidatos a senadores Pastor Jairinho e Lídia Brunes

Julio Lossio recebeu oficialmente nesta terça-feira (19) o apoio de dois dos principais aliados de Jair Bolsonaro (PSL) no Estado, o candidato a deputado federal Coronel Meira e Gilson Machado (PSL), durante almoço de adesão em uma churrascaria do Recife. Tal aliança resultou na distribuição de material de campanha distribuído tem a foto de Lossio; da mulher, Andrea Lossio, candidata a deputada federal pela Rede, que não estava no evento; do coronel Luiz Meira e do próprio presidenciável. Sem Marina.

Na carta, os filiados justificam a aliança com Meira, que chegou a ser pré-candidato a governador e daria palanque para o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) em Pernambuco. Posteriormente, a sua candidatura foi retirada pelo seu partido. Os correligionários de Lossio ressaltaram que Meira o procurou para apresentar uma série de propostas no campo da segurança pública. "Sendo tais propostas completamente aceitáveis, foi firmado compromisso em incorporá-las ao programa de governo de Lóssio, sem qualquer promessa ou contrapartida de apoiar outro candidato à presidência que não seja Marina Silva", diz trecho da carta.

Eles afirmam ainda que, embora parte da militância e candidatos do PRP tenham declarado apoio a candidatura de Lossio, eles mantêm a defesa do candidato a presidência Jair Bolsonaro. "legenda com a qual não temos aliança nem apoiamos em Pernambuco, até porque o PSL está coligado com o palanque do PTB, de Armando Monteiro, que defende Lula, e tem candidatos ao Senador que apóiam Alckmin". 

Divergência

Em nota, divulgada na última quinta-feira (13), o partido desautorizou qualquer aliança de seus candidatos majoritários com apoiadores da candidatura de Jair Bolsonaro utilizando a legenda da Rede. Dois filiados da sigla chegaram a sair do partido. A carta critica o debate público sobre as divergências dentro do partido. "Tal debate externo, para além de não ser proveitoso ao próprio partido, expôs desnecessariamente uma questão que poderia ser facilmente resolvida no ambiente interno", disse nota. 

Por fim, eles pregam a diversidade política, mas pautada na manutenção dos princípios do partido. "Sim, todos e todas nós temos a dimensão do desafio a que nos propusemos enfrentar, e a exemplo de outros Estados e de outras pessoas candidatas do nosso partido que, mantendo nossas mais valiosas utopias, conseguem encontrar na riqueza da diversidade política brasileira boas pessoas e bons projetos, seguimos militando, caminhando e cantando nossas mais calorosas e empolgantes verdades. Nosso maior desafio, como sempre afirma Marina, é unir o Brasil".

Últimas notícias