Câmara Municipal

Câmara de Olinda elege Mesa Diretora para o biênio 2019-2020

A eleição da Câmara de Vereadores de Olinda havia sido antecipada, mas a Justiça anulou o resultado

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 05/11/2018 às 12:36
Foto: Reprodução/Youtube
Câmara Municipal de Olinda suspende atividades por 15 dias - FOTO: Foto: Reprodução/Youtube
Leitura:

Na manhã desta quinta-feira (5), ficou definida a Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de Olinda para o biênio 2019-2020. Sem nenhuma alteração da composição passada, a plenária foi realizada com a ausências de vários integrantes da Casa. O cargo de presidente permanece com o vereador Jorge Federal (PR), além dos reeleitos, Márcio Barbosa (PCdoB) como 1º vice-presidente e Jesuino (PSDB) para a 2º vaga de vice-presidente. Os vereadores Algerio (PSB) e Saulo Holanda (PTC) continuam ocupando os cargos de 1º e 2º secretário, respectivamente. 

"O processo democrático é assim mesmo. Participa quem acha que deve participar e quem não acha que deve participar, não participa. É uma forma democrática de tomar a posição. Eu gostaria de dizer que essa mesa foi formada por uma base sólida, uma base na verdade. A verdade ela liberta de tudo. Não adianta você conquistar as pessoas com mentiras ou com promessas", afirmou o presidente da Câmara Municipal.

 

 

Ausente na votação, o vereador, Marcelo Soares (PCdoB) explicou a reportagem que a votação já estava certa a muito tempo, que a eleição de hoje apenas definiu o resultado legalmente. "A eleição da Câmara de hoje fez apenas a coisa correta. Confirmaram o mesmo resultado, sem nenhuma contestação, porque o problema do prazo errado não existe mais", explicou. 

ANULAÇÃO

A reeleição do atual presidente da Casa, Jorge Federal (PR), havia sido feita de forma antecipada, no ano passado, mas foi anulada pela juíza da Primeira Vara da Fazenda Pública de Olinda, Luciana Maranhão, na última quinta-feira (25).

A sessão para a eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Olinda foi convocada com 18 meses de antecedência. No dia da votação (5 de junho de 2017), as dependências da Casa Bernardo Vieira de Melo estava às escuras, por conta da falta energia elétrica no bairro do Varadouro. Mesmo assim, a reunião foi realizada com o aval do presidente do Legislativo, o maior interessado e beneficiado pela articulação. No processo, a magistrada alega que houve "vício pela ilegalidade material e confronto ao princípio da moralidade" e torna sem efeito o resultado da eleição. O encontro aconteceu com a participação de 11 dos 17 vereadores.

O projeto colocado em votação foi aprovado por unanimidade. Não estavam presentes à sessão os vereadores Professor Marcelo Melo (PTB), Denise Almeida (PRB), Marcelo Soares (PCdoB), Severino Biai (PCdoB), Edmilson Fernandes (PSD) e Misael Prestanista (PSB).

Últimas notícias