Honraria ao vice

Comissões da Câmara aprovam título de cidadão do Recife a Mourão

Agora, a proposta já está pronta para ser votada no plenário da Câmara. Cabe ao presidente, Eduardo Marques (PSB) incluí-la na Ordem do Dia

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 03/12/2018 às 21:16
Foto: Reprodução
Agora, a proposta já está pronta para ser votada no plenário da Câmara. Cabe ao presidente, Eduardo Marques (PSB) incluí-la na Ordem do Dia - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

A concessão do Título de Cidadão do Recife ao vice-presidente eleito, o general Antônio Hamilton Martins Mourão, está mais perto de ser aprovada pela Câmara Municipal do Recife. As Comissões de Legislação e Justiça e Educação da Câmara Municipal do Recife emitiram pareceres favoráveis ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 34/2018, que propõe o título, na tarde dessa segunda-feira (3). Com isso, ele está apto para ser votado em plenário. A inclusão da matéria na Ordem do Dia é de prerrogativa do presidente da Casa, o vereador Eduardo Marques (PSB). 

A vereadora Ana Lúcia (PRB) foi autora do parecer favorável na Comissão de Educação e o vereador Renato Antunes (PSC) seguiu o seu voto. Nessa comissão se discute o mérito das proposições. Segundo Ana Lúcia, presidente da comissão, a aprovação se deu "por ele ter servido aqui em Recife nos anos 80 no atual comando militar do Nordeste e aqui nasceram filhos dele", contou. Mourão serviu no Recife entre 27 de setembro de 1982 a dois de janeiro de 1985. Seus dois filhos, Renato e Antônio, nasceram na capital pernambucana nesse período. 

O autor da proposta, Marco Aurélio (PRTB), é correligionário de Mourão. "Ao conversar com ele no intervalo entre o primeiro e o segundo turno, em São Paulo, eu descobri que ele tinha servido no Recife durante três anos e aqui nasceram seus dois filhos. Depois ele me disse 'Eu vivo passando férias em Recife, sempre fui, mas eu era um anônimo, agora para eu ir para lá vai ser mais difícil'. É uma pessoa que realmente gosta do Recife, curte o Recife, trabalhou no Recife, seus filhos nasceram no Recife. Nós estamos, portanto, dando essa honraria, que talvez seja a mais importante desta Casa, para um dos cargos mais importantes da República", defendeu Maco Aurélio. 

Foi realizada uma reunião extraordinária da comissão de Educação - já que a ordinária ocorre nas quartas-feiras - a pedido de Marco Aurélio e de Michele Collins (PP). Michele é autora do projeto que concede a medalha de honra ao mérito José Mariano ao juiz federal e diretor da Faculdade de Direito do Recife (FDR), o professor doutor Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti, que também foi aprovado pela comissão. O intuito dos dois era de aprovar os dois projetos a tempo de conceder os títulos antes do término do ano legislativo. Marco Aurélio disse esperar que o título de Mourão seja pautado para votação em plenário até esta quarta-feira (5). 

Já na reunião da CLJ, os vereadores Aerto Luna (PRP), Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Almir Fernando (PCdoB) também votaram a favor do projeto. Presidente da comissão, Aerto Luna destaca o papel do colegiado de julgar exclusivamente a legalidade da proposta, ou seja, se ela está de acordo com a Constituição e a legislação municipal. "O projeto está dentro do que rege o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município, então na comissão não tem como você dar um parecer contrário que não seja pela aprovação. Com relação ao mérito, aí é uma discussão política. No plenário, cada vereador decide se vota a favor ou contra", afirmou. 

Bolsonaro

Um projeto que propõe o título de cidadão recifense ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) também tramita na Casa José Mariano. De autoria da Mesa Diretora, ele não precisa dos pareceres das comissões para ser aprovado. Portanto, também pode ser colocado 

Últimas notícias