DÉFICIT FISCAL

Câmara aprova alteração na Lei de Responsabilidade Fiscal

Foram modificados os limites de gasto com pessoal para os municípios

Ângela Fernanda Belfort
Cadastrado por
Ângela Fernanda Belfort
Publicado em 06/12/2018 às 14:21
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foram modificados os limites de gasto com pessoal para os municípios - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Na maior crise fiscal que o País enfrenta, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (5), por 300 votos a 46, o Projeto de Lei Complementar 270/16, que flexibiliza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impõe limites com o gasto de pessoal em relação à receita aos Estados e municípios. O projeto retira as punições aos municípios, quando a queda da receita for maior que 10% – comparada ao mesmo quadrimestre do ano anterior – e ocorrer devido à diminuição das transferências recebidas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por causa de concessão de isenções tributárias feitas pela União (quando ocorre, por exemplo, a redução de impostos para o setor automotivo) e também quando houver a diminuição das receitas recebidas de royalties, como os que incidem sobre a exploração de petróleo. O texto segue para sanção ou veto do presidente Michel Temer (MDB).

Inicialmente, o projeto previa a flexibilização da LRF somente quando ocorresse queda das receitas recebidas por royalties. No entanto, o projeto foi expandido após pressão dos prefeitos porque grande parte dos municípios estão passando por uma crise fiscal, com suas despesas maiores do que as receitas. Em todo o País, muitos municípios estão ultrapassando os percentuais estabelecidos na LRF e, por isso, poderiam receber punições, que vão desde não conseguir o aval para uma operação de crédito até a suspensão de transferência de recursos da União.

Pernambuco tem 184 municípios mais o Distrito de Fernando de Noronha. Desse total, 139 cidades descumpriram, em 2017, o limite da LRF, que estipula um gasto de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) com a folha de pagamento dos servidores do Executivo. Ainda no Estado, muitas cidades pequenas dependem dos repasses do FPM para sobreviver, como é o caso de Escada, Ribeirão e Gameleira, todos na Mata Sul. Mas essas cidades não são exceção. Mais de 95% dos municípios brasileiros vivem das transferências dos recursos da União e dos Estados.

O FPM é alimentado por tributos recolhidos pela União, como o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com a crise econômica, houve menos arrecadação e, por consequência, caíram os repasses do FPM aos municípios e Estados. “Essa aprovação é um retrocesso na política de austeridade fiscal. É como dar uma carta branca aos municípios para elevarem os gastos, quando o País já passa por uma grave crise fiscal. Se a LRF não for alterada, obriga os municípios a limitarem as despesas com pessoal”, resume o economista-chefe da agência de risco Austin Rating, Alex Agostini.

A Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) lançou uma nota, dizendo que o projeto é permeado de “elevado risco moral, uma vez que a permissão de gastos excessivos em relação ao limite fiscal não resolve os efeitos danosos do colapso no plano financeiro”. A nota também diz que esse risco se torna mais grave quando o efeito previsível é de pressões políticas por socorro financeiro da União, “transferindo o ônus do pagamento do descontrole local para toda Nação”. O TCU é um dos órgãos responsáveis por acompanhar os gastos públicos realizados com dinheiro do governo federal.

“Os municípios médios e pequenos vão continuar na mesma situação. O que nos preocupa é o aumento de gastos com obrigações que os municípios têm que assumir sem estabelecer como virão os recursos. Em janeiro, vão aumentar os pisos salariais de várias categorias, como o do agente de saúde, e o salário mínimo. E as prefeituras estão com as receitas praticamente estagnadas”, resume o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), prefeito de Afogados de Ingazeira.

VOTAÇÃO

Voltando à sessão da Câmara que aprovou o projeto, dos 25 deputados federais eleitos por Pernambuco, 11 votaram a favor e apenas um contra. Os outros 13 parlamentares estavam ausentes. “O Brasil vive uma situação fiscal grave por causa da irresponsabilidade fiscal do governo federal, Estados e municípios, que não cuidaram das contas públicas. A LRF tem o objetivo de diminuir esses problemas. Não se pode estimular que os entes não tenham cuidado com as contas públicas”, explica o deputado federal Betinho Gomes (PSDB), o único do Estado a votar contra a aprovação do projeto. A LRF foi instituída no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Integrante da bancada do PSB, o deputado federal Tadeu Alencar votou a favor. “Entendemos que a LRF é um avanço, mas o projeto é um aperfeiçoamento dessa lei. O gestor não vai poder, por conta própria, desorganizar as contas públicas. No entanto, não é razoável que os municípios e Estados – que já são sacrificados por um modelo federativo que reparte de um modo injusto as receitas públicas – tenham a sua situação tributária agravada por uma política tributária de outro ente que é a União”, afirmou.

Últimas notícias