Oposição

'Vamos fazer uma oposição consciente', diz Anderson Ferreira após assumir PR

Segundo o prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira, o PR de Pernambuco seguirá orientação nacional e fará oposição ao governador Paulo Câmara (PSB)

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 19/12/2018 às 19:56
Foto: Divulgação
Segundo o prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira, o PR de Pernambuco seguirá orientação nacional e fará oposição ao governador Paulo Câmara (PSB) - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Atualizada no dia 20/12/2018 às 17h37

Novo presidente do PR de Pernambuco, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), garantiu que a sigla irá fazer oposição ao governador Paulo Câmara (PSB) agora sob o seu comando. Anderson ganhou a presidência em meio a uma disputa com o então presidente, o deputado federal Sebastião Oliveira (PR), aliado do governador. A nova composição do diretório foi aprovada por unanimidade pela Executiva Nacional nessa segunda-feira (17) e tem a ver com o alinhamento do partido com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). 

"O meu posicionamento todos já conhecem. Eu fui oposição ao governo que ai está e o partido vai seguir a mesma orientação. Vamos fazer uma oposição consciente, a gente não está fazendo oposição por oposição. Nós temos que apontar os erros para que esse governo possa corrigir e a população seja contemplada com esse debate democrático", afirmou Anderson Ferreira. 

Segundo Anderson, a escolha do seu nome é fruto do reconhecimento da gestão na Prefeitura de Jaboatão. Mas ele admitiu que "o novo momento" em que país vive foi levado em consideração. O PSC apoiou a candidatura do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) nas eleições de outubro, enquanto em Pernambuco, Sebastião apoiou o candidato Fernando Haddad (PT). 

"Assumimos esse novo desafio para tocar o partido, buscar quadros para o partido nesse momento dessas eleições municipais que já se aproximam, que enxerguem essa mesma visão e a leitura política que nós temos para o Estado", contou Anderson. Há partidos, como o PHS, que correm o risco de serem extintos por conta da cláusula de barreira. Os parlamentares filiados teriam, portanto, que se filiar a outras siglas. Ingressar no PR seria uma possibilidade. 

Projeto para 2020

Com o comando do PR, o clã Ferreira fica a frente de dois partidos políticos em Pernambuco. O deputado federal eleito André Ferreira (PSC) é presidente do PSC-PE. O grupo, formado pelos irmãos André e Anderson, o cunhado e vereador Fred Ferreira (PSC) e o deputado estadual eleito Manoel Ferreira (PSC) se preparam para a disputa às prefeituras do Estado em 2020. "O país vive esse momento em que novas lideranças surgem e a o PR vai dar com certeza essa contribuição e vai ter como aliado o PSC", cravou Anderson. 

No radar do PSC, está o Recife, com o próprio André Ferreira como nome cotado; Camaragibe, com Bosco (PSC), ex-vice prefeito do município na gestão de Jorge Alexandre (PSDB); Cabo de Santo Agostinho; Igarassu, com o deputado estadual eleito Junior Uchôa (PSC). O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchôa, se manteve aliado a Paulo Câmara mesmo após o PSC desembarcar da base governista. Junior Uchôa, inclusive, esteve presente no Palácio do Campo das Princesas nessa quinta-feira (20) no evento de assinatura de portarias para liberação de recursos do Ministério da Saúde e entrega de veículos para o combate às endemias, com a presença do ministro da saúde Gilberto Occhi. 

O comando de cidades do interior também é cobiçado, como em Araripina, com Dr. Aluísio Coelho (PSC), que foi candidato a deputado estadual; Ouricuri, com Antônio Fernando (PSC), candidato a deputado estadual em outubro. 

Filiados 

Atualmente, o PR possui dois deputados na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe): Rogério Leão (PR) e Henrique Queiroz Filho (PR) e na Câmara dos Deputados, apenas Sebastião Oliveira. Ele é ex-secretário de Transportes, pasta que tradicionalmente ficou sob o comando do partido nas gestões do PSB no Estado. 

A briga entre Anderson Ferreira e Jaboatão Oliveira não vem de hoje. O prefeito de Jaboatão tornou-se presidente da sigla em 2014, mas perdeu o posto por ter votado a favor do impeachment da então presidente Dilma Roussef (PT) em 2016, desobedecendo a orientação do PT. Após isso, Sebastião ganhou o comando da sigla. "Essa disputa nunca acabou, vai continuar", brincou Sebastião após a cerimônia de diplomação dos eleitos em 2018 realizada no dia 6 de dezembro, no Classic Hall.

Anderson afirmou que não conversou ainda com Sebastião. Ele, por sua vez, não retornou os contatos do JC

Últimas notícias