LICITAÇÕES

STJ nega recurso da Casa de Farinha para voltar a contratar com poder público

A empresa é acusada pelo MPPE de promover práticas ilícitas para vencer certames em vários municípios

Do Blog de Jamildo Amanda Miranda
Cadastrado por
Do Blog de Jamildo
Amanda Miranda
Publicado em 17/01/2019 às 10:20
Foto: Divulgação
A empresa é acusada pelo MPPE de promover práticas ilícitas para vencer certames em vários municípios - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nessa quarta-feira (16) o mandado de segurança da Casa de Farinha para derrubar a decisão da Vara Criminal de Ipojuca e poder voltar a contratar com o poder público. A Corte alegou incompetência para analisar o caso.

Isso acontece porque a Casa de Farinha questionou no STJ uma decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A Súmula 41 do órgão afirma que "o Superior Tribunal de Justiça não tem competência para processar e julgar, originariamente, mandado de segurança contra ato de outros Tribunais ou dos respectivos órgãos". 

A juíza de Ipojuca Idiara Buenos Aires Cavalcanti decidiu no último dia 2 proibindo a empresa de participar de novas licitações, a pedido do Ministério Público de Pernambuco, que acusa a Casa de Farinha de promover práticas ilícitas para vencer certames em vários municípios.

A empresa era fornecedora de merenda escolar até o dia 28 de dezembro, quando o contrato foi rompido. A Prefeitura de Ipojuca está negociando a substituição dela.

Recurso

Em recurso ao TJPE, a Casa de Farinha afirmou que a decisão da magistrada foi "teratológica e teatral". O desembargador Antônio Melo e Lima negou o pedido para reconsiderar a decisão de Ipojuca. Essa decisão foi contestada no Superior Tribunal de Justiça.

A empresa, responsável pelo fornecimento de merenda em diversas cidades e de alimentação no Hospital dos Servidores do Estado, anunciou que vai demitir 1,3 mil funcionários por causa dos efeitos da determinação judicial.

Últimas notícias