Biometria

TRE-PE vai à Alepe pedir apoio para cadastramento biométrico

Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco quer o empenho dos deputados para divulgarem o processo de cadastramento e mobilizarem bases eleitorais

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 12/02/2019 às 19:35
Foto:  Soares/Alepe
Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco quer o empenho dos deputados para divulgarem o processo de cadastramento e mobilizarem bases eleitorais - FOTO: Foto: Soares/Alepe
Leitura:

Um grupo de desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) visitou a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para pedir apoio dos deputados estaduais no processo de cadastramento biométrico obrigatório no Estado. O ciclo 2010/2020 da biometria prevê a realização do processo em 45 municípios do Estado, com uma meta de cadastramento de cerca de 1 milhão de eleitores. O tribunal quer o empenho dos parlamentares para contribuírem na divulgação do processo de cadastramento através da mobilização das suas bases eleitorais e prefeitos aliados. O tribunal alerta que a biometria anula o risco de fraude nas eleições. 

Estiveram presentes o presidente do TRE-PE, Agenor Ferreira Lima de Lima Filho, o vice-presidente, Estênio Neiva, e os desembargadores Gabriel Cavalcanti Filho, Júlio Oliveira e Washigton Macêdo de Amorim.

Até o momento, 130 cidades já contam com o cadastro, o correspondente a 4,7 milhões de eleitores que já utilizam a sua digital na hora da votação. Em Pernambuco, há cerca de 6,5 milhões de pessoas aptas a votar. "Nós temos 200 guichês de atendimento espalhados pelo Estado e muita gente envolvida vai ser necessária e como o TRE não tem um quadro de pessoal próprio é para angariar esse apoio de prefeitos e lideranças para conseguirem locais para instalação desses postos de atendimento", afirmou o servidor do TRE-PE responsável pela biometria, Eduardo Lucas. 

Agenor Ferreira lembrou que o TRE-PE já visitou a Casa de Joaquim Nabuco anteriormente e teve o pleito atendimento pelos parlamentares. "A Assembleia Legislativa de Pernambuco sempre contribuiu com o TRE. Sempre percebemos o empenho de cada um dos deputados para a biometria, processo de suma importância para os municípios e para os eleitores do estado", contou o presidente. 

O presidente da Alepe, deputado estadual Eriberto Medeiros (PP) pôs a Casa à disposição do tribunal para contribuir no cadastramento. "Quero destacar nossa satisfação com essa parceria que temos com a Justiça Eleitoral de Pernambuco e dizer que todos os membros, todos os gabinetes, todos os servidores, enfim, todos que fazem parte da Casa de Joaquim Nabuco não vão medir esforços para contribuir com a Justiça Eleitoral", afirmou Eriberto. 

Veja a lista dos municípios onde haverá recadastramento biométrico:

Abreu e Lima
Afrânio
Água Preta
Alagoinha
Angelim
Belém de Maria
Belo Jardim
Betânia
Bom Conselho
Brejinho
Cabrobó
Carnaubeira da Penha
Chã Grande
Condado
Cumaru
Dormentes
Feira Nova
Gravatá
Itapetim
Itaquitinga
Jaqueira
João Alfredo
Joaquim Nabuco
Lagoa Grande
Lagoa de Itaenga
Lagoa dos Gatos
Maraial
Oricuri
Orobó
Orocó
Panelas
Paudalho
Pedra
Primavera
Quipapá
Salgadinho
Santa Cruz
Santa Filomena
Santa Maria da Boa Vista
São Benedito do Sul
São João, Terezinha
Tupanatinga
Venturosa
Vertentes

Últimas notícias