Eleição

Focando em empresários, Novo inicia consultoria para achar candidatos a prefeito do Recife

A empresa escolhida é responsável pela contratação de altos executivos de grandes empresas do País

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 30/05/2019 às 11:42
Foto: Léo Motta / JC Imagem
A empresa escolhida é responsável pela contratação de altos executivos de grandes empresas do País - FOTO: Foto: Léo Motta / JC Imagem
Leitura:

Para ajudar a encontrar candidatos que se encaixam no universo empresarial e executivo, o partido Novo contratou a consultoria Exec para selecionar potenciais candidatos para disputar oito prefeituras nas eleições de 2020, entre elas, a do Recife. Segundo o presidente da sigla em Pernambuco, Augusto Calado, na capital pernambucana, um candidato já está sendo 'treinado' pela empresa brasileira. "Não é apenas ganhar a eleição. É também saber conduzir a cidade", disse Calado.

A parte da consultoria faz parte do segundo processo. O primeiro começou no dia 15 de abril, onde o partido abriu o processo de seletivo para pré-candidatos à prefeitura recifense. "Primeiro a gente lançou o edital, as pessoas interessadas preencheram um formulário, várias perguntas e também esses candidatos chegaram a enviar currículos e uma lista de propostas de soluções para a cidade do Recife caso fossem eleitos. A gente cuidou desse material e reprovou alguns candidatos", explicou Augusto.

Calado ainda disse que após a primeira fase, chega a vez da empresa de consultoria agir com os candidatos aprovados. "Depois dessa primeira fase, passa para a segunda fase que é a entrevista com essa empresa (Exec) que fará a seleção. Por último, eles vão se aprofundar mais como candidato para ver se terão condições ou não para conduzir a prefeitura do Recife", acrescentou. 

Na fase final, haverá uma entrevista com o comitê de avaliação do processo, formado por membros dos Diretórios Nacional, Estadual e Municipal, do Departamento de Apoio ao Candidato e do Departamento de Apoio ao Mandatário da legenda. De acordo com a sigla, as candidaturas às prefeituras só serão viabilizadas com uma chapa completa, ou seja, com candidatos majoritários e proporcionais na mesma cidade. O processo seletivo para os postulantes a vereador será aberto em breve.

Além do Recife, as cidades de São Paulo, Rio, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte também fazem parte da consultoria. 

Até o momento, segundo o presidente da sigla no Estado, cinco candidatos encaminharam o currículo e apenas um está realizando uma entrevista com a Exec. O processo seletivo fica aberto até o dia 15 de outubro desde ano. 

Prioridade para gestores

A própria Exec tem experiência com a contratação de altos executivos de grandes empresas do País. E no processo seletivo no Recife não será diferente. De acordo com Calado, empresários e executivos são prioridades no momento da consultoria. 

"Nós procuramos pessoas que tenho tido experiência com gestão por pelo menos oito anos, pública ou privada. Então, se o cara foi presidente da empresa, diretor de uma empresa pública, enfim é preciso uma pessoa que tenha experiência de gestão. Sem essa experiência, nós achamos que essa pessoa não é adequada para o cargo da prefeitura do Recife", explicou. 

A Exec chegou a ser contratada para selecionar quatro secretários para o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). No Paraná, o governador Ratinho Junior (PSD) contratou a mesma empresa para buscar um profissional que possa fazer a ponte com os secretários de Estado. 

Últimas notícias