NESTA QUARTA-FEIRA (20)

Economista Samuel Pessôa faz palestra no Recife sobre valor das ideias em tempos turbulentos

No evento, que faz parte de ciclo de palestras sobre temas da atualidade política, social e econômica do País, promovido pelo Movimento Ética e Democracia, Pessôa também lança o livro ''O valor das ideias: debate em tempos turbulentos''

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/11/2019 às 21:19
Foto: Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
No evento, que faz parte de ciclo de palestras sobre temas da atualidade política, social e econômica do País, promovido pelo Movimento Ética e Democracia, Pessôa também lança o livro ''O valor das ideias: debate em tempos turbulentos'' - FOTO: Foto: Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
Leitura:

Em mais uma etapa do ciclo de palestras sobre temas da atualidade política, social e econômica do País, promovido pelo Movimento Ética e Democracia, o economista Samuel Pessôa, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), vem ao Recife nesta quarta-feira (20) lançar e debater o livro O valor das ideias: debate em tempos turbulentos, onde, ao lado do também economista e presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Marcos Lisboa, discute questões da agenda política e econômica com outros intelectuais brasileiros.

Definido como “um sonho de consumo intelectual” pelo filósofo e ex-ministro da Educação no governo Dilma Rousseff (PT), Renato Janine Ribeiro, responsável pelo prefácio, a obra apresenta debates em torno da disputa política entre o PSDB e o PT e enfatiza a importância da discussão plural.

“O volume mostra toda a disposição e o gosto que eu e Marcos temos em conversar com gente que pensa diferente. Primeiro, para mim, é uma experiência prazerosa. O diálogo em si com diferentes já é interessante. É a forma de tornar o ambiente menos carregado, conviver com o diferente, estar próximo do diferente, conhecer o diferente e levar a diferença em um nível racional e não pessoal, emocional. É a base da democracia”, explica Pessôa.

Após apresentar os principais temas do livro, o pesquisador pretende mostrar sua visão da conjuntura macroeconômica. Na avaliação dele, entre os desafios econômicos que o Brasil enfrenta, o ajuste do setor público é prioridade.

“A gente tem que construir, institucionalmente, as condições para que tenhamos um setor público solvente e superavitário. É o maior desafio. Neste ano, foi aprovada a reforma da Previdência, o governo mandou um conjunto de projetos para o Congresso, esse pacote é um passo adicional na direção de arrumar a casa. Há um longo caminho para construirmos um setor público solvente. Depois disso, tem um caminho importante de reforma administrativa”, afirma.

Ciclo de palestras

O evento, no auditório da Livraria Jaqueira no Paço Alfândega, Bairro do Recife, tem início às 18h, com o lançamento do livro. A palestra ocorre às 19h30. Mais informações estão disponíveis na página do Movimento Ética e Democracia no Facebook.

Na edição anterior, o ciclo de palestras contou com a participação do cientista político e superintendente-executivo da Fundação Fernando Henrique Cardoso (FHC), Sergio Fausto, para dialogar sobre o desafio de construir um pacto democrático no Brasil.

 

Últimas notícias