Alepe

Hospital Oswaldo Cruz terá 120 novas vagas para tratar do coronavírus

Projeto de lei que possibilita contratação de mais profissionais para a unidade de saúde foi aprovado em segunda discussão nesta quarta-feira (4)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 05/03/2020 às 12:22 | Atualizado em 15/08/2022 às 18:37
Igo Bione/Acervo JC Imagem
Dois pacientes estão internados em um hospital particular do Recife e um no Oswaldo Cruz - FOTO: Igo Bione/Acervo JC Imagem

O plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou nesta quarta-feira (4), o projeto de lei que reorganiza o quadro de profissionais do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).

A PL possibilita a contratação de 92 funcionários para a unidade de saúde, que está sendo referência para atendimento aos casos suspeitos do coronavírus (Covid-19) no Estado. 

A redação final da matéria será votada na manhã desta quinta-feira (5) e então o projeto poderá ser sancionado pelo governador Paulo Câmara (PSB). 

No total, serão criadas 127 vagas para o Oswaldo Cruz, mas essas 92 estão previstas no projeto de lei porque os cargos correspondentes não existiam no quadro de pessoal do hospital.

As outras 35 serão preenchidas normalmente, pois não estão condicionadas a uma aprovação pelo Legislativo Estadual.

Há um concurso em voga para a Secretaria Estadual de Saúde, então os profissionais que vão ser alocados no concurso vão ser direcionados para o Hospital Oswaldo Cruz, que pertence à Universidade de Pernambuco e não tem concurso em voga, e que é referência pra atender a questão mais presente atualmente que é a questão do coronavírus”, explicou o deputado Isaltino Nascimento (PSB), relator da matéria no colegiado.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, esteve na Alepe nesta quarta-feira (4) e também destacou a importância do projeto de lei.

O projeto de lei é de extrema importância para o fortalecimento da nossa rede de saúde. Se for aprovado, possibilitará que mais profissionais atuem nas enfermarias com isolamento e UTIs do Hospital Oswaldo Cruz, estando preparados para atender eventuais casos do Covid-19”, disse.

Paulo Câmara encaminhou o Projeto de Lei Ordinária nº 395/2020 para a Alepe na segunda-feira (2) em regime de urgência.

Ele já foi aprovado nessa terça-feira (3) pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) e nessa quarta pelas comissões de Finanças, Administração e Saúde. 

Suspeitas de coronavírus em Pernambuco

Seis casos do novo coronavírus estão sendo monitorados em Pernambuco, informou a Secretaria Estadual de Saúde, na tarde desta quarta-feira (4). Outros 11 casos foram descartados.

Os dois novos casos são de duas mulheres, de 56 e 69 anos. Elas tiveram passagem recente pela Itália.

Dos 11 casos descartados, em três deles não foram detectados vírus respiratórios. Em outros três, os exames positivaram para Influenza B.

Quatro pessoas descobriram o contágio pelo Influenza A (H1N1) e uma pessoa está com o Beta Coronavírus OC43, o velho coronavírus.

Casos de coronavírus no Brasil

O terceiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil foi confirmado nesta quarta-feira (04). Trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo.

Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

Um outro caso do coronavírus aguarda a contraprova, em São Paulo. Este, que pode ser o quarto contágio da doença no País, está sendo examinado em uma adolescente, de 13 anos, que esteve recentemente em Milão, na Itália, no dia 22 de fevereiro, e retornou ao Brasil no último domingo (1º).

Cirurgia no joelho

Na região das Dolomitas, nos Alpes Italianos, a adolescente se submeteu a uma cirurgia no joelho em um hospital local.

Ela não apresentou sintomas do Covid-19, mas o vírus foi detectado porque ela procurou um laboratório particular para fazer o exame, que é considerado padrão pelo Ministério da Saúde.

Prevenção do coronavírus

De acordo com evidências e estudos científicos atuais, o álcool em gel ou líquido é um dos métodos de prevenção contra o coronavírus. Assim como a higienização das mãos, com água e sabão.

As recomendações de prevenção são:

  • Lave as mãos com frequência, com água e sabão. Ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Cubra seu nariz e boca com lenço ou COM O BRAÇO (e não com as mãos!) quando tossir ou espirrar.
  • Evite contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
  • Quando estiver doente, fique em casa.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados

Comentários

Últimas notícias