Decoração

Modernidade sustentável

Florense investe em tecnologia para aumentar a produção

Carol Botelho
Cadastrado por
Carol Botelho
Publicado em 13/05/2011 às 17:57
Divulgação
Florense investe em tecnologia para aumentar a produção - FOTO: Divulgação
Leitura:

FLORES DA CUNHA (RS) - A fábrica de móveis modulados Florense finalizou recentemente um processo de modernização que gerou investimento de R$ 40 milhões. A reportagem da Arrecife esteve na fábrica mês passado e visitou as instalações, onde são produzidos os móveis enviados para todas as franquias do Brasil e do exterior. “Dobramos a capacidade produtiva”, diz o gerente de marketing da empresa, Mateus Corradi.
Isso graças à adoção de medidas sustentáveis inseridas no programa Soluções Inteligentes para a Modernização (SIM), que começou em 1994 e culminou com a conquista pioneira do certificado de gestão ambiental ISO 14001, em 2001.

Entre as novidades, destaque para a tecnologia ecologicamente correta aplicada em processos como a pintura. Atualmente, essa etapa é feita com robôs e cabines de pintura que captam os excessos de tinta que são enviados a uma estação de tratamento própria. Nela, toda água utilizada é tratada e devolvida ao meio ambiente em sua forma pura.

A mudança no parque fabril, ocorrida em 2005, também foi importante para diminuir o desperdício. “Antes tínhamos uma fábrica dentro de outra. A engenharia de produtos de escritório era uma, a de cozinha, outra. Por isso passamos a ter fábrica de processos produtivos”, explica Mateus.


A Florense conta ainda com tecnologias exclusivas de pintura, como o acabamento high gloss, um laqueado aplicado sobre madeiras e com alto nível de brilho e resistência, que não deixa marcas na pintura. Outro acabamento é feito em lâminas naturais importadas da Itália, que mantém o desenho natural das fibras de árvores exóticas como palissandro, canaletto, rovere, ébano e noce.

DESIGN
Para ficar por dentro das tendências mundiais de decoração, a fábrica conta com so serviços de um escritório de design da Itália, além de financiar viagens dos funcionários de produção a feiras do setor  em Milão, na Itália, e nos Estados Unidos.

Atualmente, o carro-chefe da empresa é a linha Charme, com desgin retrô. “Ela tem um desgaste proposital na pintura, formas mais arrendondadas e rebuscadas, só que constrastando com as cores vivas, mais contemporâneas”, descreve Diego Zamboni. A rusticidade termina na aparência. Portas e gavetas já saem de fábrica com amortecimento.

Fundada em 1953, a Florense possui atualmente 70 franquias no Brasil e em países como Estados Unidos, México, Panamá, República Dominicana, Paraguai, Uruguai e Angola. Embalada pelas mudanças, a franquia do Recife acaba de ganhar cara nova. O espaço foi todo reformulado, com a proposta de dar mais conforto aos clientes. Entre as novidades, um bistrô de atendimento. “É um espaço para os clientes com comidas e bebidas, para que o cliente possa permanecer mais tempo na loja, com mais conforto”, avisa o franqueado da Florense, Sandro Curra.

A reforma, assinada pela arquiteta Ana Maria San Martin, que é responsável também por outros projetos da franquia no Brasil. O estabelecimento conta ainda com ampliação do estacionamento, sala vip para aprensentação dos projetos, elevador, espaço externo para fumantes e serviço de paisagismo. Nos 32 ambientes, o cliente terá à disposição cozinhas, dormitórios, salas, estofados, home theaters, áreas de serviço, banheiros e móveis para escritórios. A franquia recifense está há mais de 20 anos na cidade.

 

 

Últimas notícias