SAÚDE II

Obesidade: conheça detalhes do teste do perfil genético

Exame faz detalhamento de cinco genes e apresenta ao médico laudo com recomendações para driblar tendência ao excesso de peso

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 29/09/2012 às 22:04
Leitura:

A análise do perfil genético para sobrepeso e obesidade, além de doenças associadas, é realizada a partir de uma amostra de saliva, coletada por um profissional treinado. Para que o paciente se submeta a esse tipo de avaliação, é necessário que um médico a solicite. 

 A amostra é enviada para São Paulo, onde uma empresa faz todo o detalhamento de cinco genes relacionado a sobrepeso e à obesidade. Para quem está no Recife, o resultado chega com aproximadamente duas semanas para o médico, que conversa com o paciente sobre o laudo e recomenda um programa terapêutico. 

O que o teste é capaz de investigar: 

- Risco para doenças cardiovasculares 

- Impacto da dieta por tipo de gordura

- Possibilidade de acúmulo de lipídeos (gordura) no tecido adiposo

- Risco de resistência à insulina e de diabete tipo 2

- Relação entre a perda de peso, dieta e atividade física

- Relação entre controle da saciedade e obesidade

Além disso, a análise do perfil genético pode confirmar se a pessoa tem maior dificuldade em perder peso mesmo sob mudanças no estilo de vida. São casos em que a perda de peso não está diretamente relacionada à redução no consumo de energia (dieta) e aumento de atividade física. 

Assim, a prescrição de dietas personalizadas é feita de acordo com a composição genética individual. Isso amplia estratégias disponíveis no sistema de promoção da saúde, de prevenção e de tratamento de enfermidades como obesidade, diabete tipo 2, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. 

* Saiba mais: www.genotest.com.br

Últimas notícias