Decoração

Turquesa é o tom da Casa Cor

A cor associada à leveza e à jovialidade veio com tudo na edição 2012 da Casa Cor PE, roubando a cena em quartos e salas. De todos os tons, o turquesa é, sem dúvida, o que mais se identifica com a estação

Manuella Antunes
Cadastrado por
Manuella Antunes
Publicado em 26/11/2012 às 12:00
NE10
A cor associada à leveza e à jovialidade veio com tudo na edição 2012 da Casa Cor PE, roubando a cena em quartos e salas. De todos os tons, o turquesa é, sem dúvida, o que mais se identifica com a estação - FOTO: NE10
Leitura:

Difícil não perceber: está tudo azul na Casa Cor PE. Vários arquitetos responsáveis pelos 34 ambientes da mostra apostaram no azul-turquesa como mote de seus espaços. A cor, que imprime leveza e jovialidade, é considerada tendência pelos especialistas.

Incluindo aqueles que não gostam da palavra tendência, como o arquiteto André Cavendish. “Acho que, em decoração de interiores, a moda é o gosto do cliente. Mas percebi, sim, uma presença forte do azul-turquesa em outras mostras como a de Salvador e de São Paulo”, conta.

Cavendish explica que, no caso do seu projeto, o tom surgiu para quebrar um pouco a seriedade do preto, cor predominante no home theater. “É o elemento que dá graça ao espaço. Aliei a isso peças de artesanato em barro. E essa junção fez com que o ambiente não ficasse tão sofisticado, tão longe da realidade da maioria das pessoas. O azul foi também uma forma de agradar várias faixas etárias.”

Diferente do que fez André Cavendish, que apostou na dobradinha preto/turquesa, os arquitetos Lula Pessoa e Manu Nunes, responsáveis pelo projeto da sala de almoço da casa um, optaram por harmonizar a cor com o branco e outros tons azulados.

Por lá, o turquesa veio no quadro acima do aparador. Como a mesa utilizada no ambiente foi azul-royal e as cadeiras revestidas com tecido prata, a peça agregou leveza.

E por falar em detalhes, é bom frisar que a cor mais vista nesta edição da mostra também se fez presente nas minúcias de cada ambiente. Uma ótima saída para os mais tradicionalistas, que preferem apostar em tons neutros na parte estrutural dos projetos. É possível garimpar em lojas de decoração e rechear o lar de pequenos charmes azul-turquesa.

Foi o que aconteceu no loft montado pelas arquitetas Jacqueline e Jaidete Ferreira, que ganhou vários objetos no tom da estação. Na sala, uma mesinha de canto contrasta com um sofá azul escuro e com um painel supercolorido. “O turquesa traz leveza em meio a tanta cor”, lembra Jaqueline.

Já no quarto, prioritariamente cinza, a colcha e alguns objetos de decoração quebraram a seriedade do chumbo e deixaram o ambiente até um pouco romântico. A ideia é boa para quem quer ter um pedacinho de céu em casa sem precisar pintar paredes ou fazer outro tipo de investimento mais alto.

Edredons, almofadas, poltronas, vasos, mesinhas e até as tradicionais pinhas de cerâmica podem cair como uma luva no projeto. E então, vai ficar tudo azul por aí também.

Últimas notícias