BEM-ESTAR

Instituto de Cegos oferece sessões de massoterapia

Serviços incluem shiatsu, massagem relaxante, reflexologia podal e drenagem linfática

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 05/05/2013 às 13:36
Felipe Ribeiro/JC Imagem
Serviços incluem shiatsu, massagem relaxante, reflexologia podal e drenagem linfática - FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:
Não é de hoje que a ciência dá o seguinte veredicto: massagem boa e benfeita oferece um bocado de vantagens terapêuticas. As pessoas cegas, que têm o tato aguçado, sabem muito bem disso. Como elas fazem uso desse sentido a todo instante, possuem uma aptidão para as práticas manuais utilizadas como instrumento que nos presenteia com doses de bem-estar. Diante desse cenário, o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz, no bairro das Graças, uniu-se ao Senac Pernambuco para promover cursos profissionais de massoterapia destinados a pessoas com deficiência visual. 

Os objetivos do aperfeiçoamento são inúmeros: investir no potencial dos indivíduos sem a visão (ou que convivem com acuidade visual baixa), promover a sociabilidade e, especialmente, inserir os cegos no mercado de trabalho. 

Interessante é que as sessões de massoterapia oferecidas são abertas ao público, mediante agendamento. Assim, qualquer pessoa que deseje aliviar as tensões pode se beneficiar com os toques em todo o corpo. A lista de serviços inclui shiatsu, massagem relaxante, reflexologia podal e drenagem linfática. Confira como funciona cada uma: 

- Shiatsu: Método terapêutico originado no Japão entre o fim do século 19 e início do século 20 que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo. A técnica oferece o equilíbrio da energia do corpo através do toque, a fim de diminuir as dores, melhorar a circulação sanguínea e reduzir a tensão muscular. 

- Massagem relaxante: É um procedimento que tem como objetivo relaxar os músculos tensos e doloridos do corpo, com aplicação de toques leves. Durante as sessões, são realizadas manobras terapêuticas específicas. Dessa maneira, é possível amenizar o estresse e aliviar pontos de dor.

- Reflexologia podal: Também conhecida como massagem oriental dos pés, é uma terapia que pode atuar como coadjuvante no tratamento e na prevenção de alguns problemas de saúde. A teoria dessa técnica ressalta que os pés possuem várias terminações nervosas ligadas aos órgãos do corpo. Se estimuladas corretamente através do toque, elas emitem sinais ao cérebro. É ele que se encarrega de repassá-los ao órgão correspondente à região estimulada pela reflexologia. É assim que se aliviam sintomas de algumas doenças. 

- Drenagem linfática: Técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. A principal função desse tipo de massagem é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células. Essa técnica, aliada a um estilo de vida saudável, estimula a regeneração dos tecidos, combate a celulite, diminui a retenção de líquidos no corpo e a gordura localizada.  

* O Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz fica na Rua Guilherme Pinto, 146, Graças. Telefones: 3231-0936 / 3421-3965. Sessões de massagem custam a partir de R$ 30

Leia mais na edição deste domingo (5/5) do caderno Arrecifes


Últimas notícias