SAÚDE

Médicos orientam população sobre psoríase no Parque da Jaqueira

Ação faz parte de campanha nacional que conscientiza sobre a doença

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 28/10/2013 às 15:49
Divulgação
Ação faz parte de campanha nacional que conscientiza sobre a doença - FOTO: Divulgação
Leitura:

Nesta terça-feira (29), no Dia Mundial da Psoríase, médicos dermatologistas e reumatologistas unem forças para orientar a população num posto de atendimento montado no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife, a partir das 6h30. Na ocasião, serão distribuídos panfletos que trazem informações sobre a doença, formas de identificação e possibilidades de tratamento.

Para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, combater o estigma e o preconceito, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também acaba de lançar uma campanha nacional, com a temática Psoríase: fere mais que a pele. O objetivo da ação é alertar que geralmente os pacientes com psoríase em graus moderado e grave têm alguma outra condição de saúde associada, como sobrepeso/obesidade, hipertensão, diabetes e alcoolismo.

Entre os sinais da psoríase, estão pele seca, com manchas avermelhadas que escamam e, em alguns casos, chegam a sangrar. Conhecida como uma doença autoimune sistêmica e que não é contagiosa, a doença favorece o desenvolvimento de sintomas de depressão e fobia social, já que muitos dos pacientes tentam se esconder por causa da aparência da pele.

Estima-se que a psoríase, que não tem causa totalmente conhecida, acometa cerca de 125 milhões de pessoas em todo o mundo. Pode ocorrer em pessoas de todas as idades, mas geralmente aparece entre os 15 e 30 anos. É importante frisar que 30% dos pacientes podem desenvolver artrite psoriática, que combina os sintomas de duas doenças autoimunes: a própria psoríase e a artrite reumatoide. Embora a enfermidade não tenha cura, é possível controlá-la através de um leque amplo de tratamentos.

“A doença é estigmatizada. Por isso, é importante desmistificar e orientar o paciente a procurar um especialista”, explica o coordenador da campanha no Recife, o médico Emerson Andrade Lima. “Como não se trata de uma condição contagiosa, não há necessidade de a população evitar o contato físico com quem tem psoríase.” Confira detalhes da campanha no site: www.psoriasetemtratamento.com.br.

Últimas notícias