Turismo

A Arena vista por dentro

Arena Pernambuco inicia programa de visitas guiadas para que turistas e pernambucanos conheçam todos os ambientes do futuro palco da Copa

Amanda Souza
Cadastrado por
Amanda Souza
Publicado em 23/02/2014 às 9:11
Foto: Dani Neves
FOTO: Foto: Dani Neves
Leitura:

Você tem curiosidade de conhecer os vestiários onde grandes jogadores do futebol mundial, como Xavi (Espanha) e Suarez (Uruguai), estiveram durante a Copa das Confederações? De sentir a emoção dos atletas quando entram no gramado ou ver de perto as camisas usadas por pernambucanos que jogaram na seleção brasileira? Pois vai poder realizar todos esses desejos. É que a Arena Pernambuco acaba de iniciar um programa de visitas guiadas.

Guias bilíngues acompanham os visitantes durante um passeio de 40 minutos pelo estádio, fornecendo informações sobre o local e também a história do esporte em Pernambuco. Áreas vip, camarotes, lounges, assentos e locais de acesso exclusivo – como vestiários, salas para aquecimento dos jogadores e para coletivas de imprensa – estão no roteiro. É possível até adentrar o campo, passando pelo mesmo corredor que os jogadores atravessam em dia de jogos.

O presidente do complexo esportivo, Alexandre Gonzaga, destaca que o lugar é mais uma opção de lazer para a população. “A nossa intenção é fortalecer a Arena como mais uma opção de entretenimento e aproximá-la ainda mais da sociedade. O estádio é do pernambucano e queremos que ele, assim como todos os visitantes, aproveitem ao máximo a estrutura.”

Foto: Dani Neves
Os visitantes poderão entrar no gramado passando pela zona mista - Foto: Dani Neves
Foto: Dani Neves
O tour tem passagem pelos camarotes e áreas vip do estádio - Foto: Dani Neves
Foto: Edmar Melo
Foi inaugurado o programa de visitas guiadas na Arena Pernambuco - Foto: Edmar Melo
Foto: Edmar Melo
Os vestiários fazem parte do itinerário do passeio - Foto: Edmar Melo
Foto: Edmar Melo
Os vestiários fazem parte do itinerário do passeio - Foto: Edmar Melo
Foto: Edmar Melo
A parada mais esperada da visita é a hora de conhecer o gramado - Foto: Edmar Melo

 

Os primeiros lugares visitados no passeio são os camarotes Lounge Deck e Premium. Os ambientes são tão aconchegantes e completos que dão a sensação de que se está em casa. Os camarotes dispõem de sofás e cadeiras confortáveis, espaço de alimentação e vista privilegiada do campo, garantindo a quem assiste dos camarotes o melhor ângulo de todas as jogadas.

Enquanto os visitantes aproveitam a bela visão sentados nas cadeiras vermelhas do estádio (em homenagem aos três grandes times pernambucanos, já que todos adotam a cor em seus uniformes), os guias contam histórias do futebol no Recife e também dão informações sobre a estrutura do estádio.

Na sequência, o tour segue para os vestiários. Grandes craques mundiais, como o meia De Rossi (Itália) e o goleiro Casillas (Espanha) já passaram por lá e muitos outros passarão durante os cincos jogos da Copa do Mundo que serão a sediados na Arena. O atacante alemão Müller é um dos que devem jogar a Copa em Pernambuco.

Ainda nos vestiários, é possível ver as camisas que foram usadas por jogadores pernambucanos em mundiais. O uniforme do atacante Rivaldo – pentacampeão pela seleção brasileira em 2002, revelado pelo Santa Cruz – e de Juninho Pernambucano – revelado pelo Sport, que jogou pela seleção em 2006 – são algumas das peças que os visitantes podem observar e fotografar.

A próxima parada da visita é na sala de aquecimento, onde é exibido um vídeo com informações e gols de todos os pernambucanos que atuaram em Copas do Mundo.

O momento mais esperado do tour é a hora de conhecer o campo. Para que o grupo possa sentir a sensação dos jogadores ao entrarem no gramado, caixas de som na entrada reproduzem batidas aceleradas do coração e gritos de torcedores eufóricos, criando a impressão de um estádio lotado. Ao entrar em campo, pode-se ter a visão da totalidade do estádio e sentar-se nos bancos dos jogadores reservas.

No dia da inauguração da visita guiada, na última quarta-feira, jovens e adultos do projeto love.Fútbol, de Jardim Penedo de Cima, em São Lourenço, puderam conhecer o estádio. A dona de casa Marilene da Silva, 28 anos, adorou conhecer o estádio. “Gostei muito do passeio, tudo é muito bonito. Nem sei dizer de qual área gostei mais”, afirmou Marilene. Ela aproveitou a oportunidade para levar o filho, Ualisson, de 5 meses, no passeio.

O tour guiado é oferecido de quarta a domingo, em quatro horários: 10h, 12h, 14h e 16h. Os grupos serão de até 50 pessoas por viagem. Escolas públicas e instituições beneficentes poderão agendar visitas gratuitas nas quartas-feiras. As visitas serão suspensas do dia 1º a 5 de março, voltando a acontecer na quinta-feira (6), após o Carnaval. O ingresso individual é vendido em bilheteria localizada no estacionamento do subsolo 1 e custa R$ 20. Idosos e estudantes pagam meia-entrada.

Últimas notícias