Litoral Sul

Porto de Galinhas planta baobás no Dia da África

Em homenagem a data, celebrada neste sábado (25), o famoso balneário promove plantio de árvore símbolo do continente africano

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 24/05/2013 às 17:13
Rafael Medeiros/ JC Imagem
Em homenagem a data, celebrada neste sábado (25), o famoso balneário promove plantio de árvore símbolo do continente africano - FOTO: Rafael Medeiros/ JC Imagem
Leitura:

O famoso balneário pernambucano de Porto de Galinhas, situado no município do Ipojuca, celebra neste sábado (25), por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, o Dia da África. A data, mundialmente comemorada, homenageia milhares de africanos trazidos entre os séculos 16 e 19 para trabalhar como mão de obra escravizada.

A programação comemorativa acontece das 10h às 21h, e começa na Praça 5 do Loteamento Recanto, Centro de Porto de Galinhas, com o plantio de baobás (árvore símbolo da África). O jornalista Chico Pinheiro, o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, o secretário de Turismo e Cultura da cidade, Rui Xavier, e o coordenador do projeto Dia da África em Ipojuca, Eduardo Côrtes são os anfitriões do evento.

O roteiro inclui ainda palestras, grupo de literatura com recitais de poemas africanos, programação gastronômica com feijoada no Domingos Restaurante e apresentação do grupo de maracatu Alfaia da Praia. O grupo Esquinas do Blues faz ainda uma apresentação com repertório especial do ritmo, criado pelos escravos das plantações de algodão do Mississipi (EUA) em meados do século 19.

Aberto ao público, o projeto conta com parceria da Secretaria de Meio Ambiente e com o apoio da Associação dos Amigos de Merepe e Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG).


Últimas notícias