Turismo de aventura

Peixes-bois são atração turística em Alagoas

Os mamíferos marinhos podem ser vistos na sede do Projeto Peixe-Boi, em Porto de Pedras

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 15/11/2013 às 7:00
Divulgação
Os mamíferos marinhos podem ser vistos na sede do Projeto Peixe-Boi, em Porto de Pedras - FOTO: Divulgação
Leitura:

Quem quiser ir nesse feriado para Alagoas poderá fazer uma visitinha aos peixes-bois, em Porto de Pedra. Os mamíferos vivem na região, mas, como a espécie é a que corre risco de extinção mais iminente entre os mamíferos marinhos, apenas os animais que estiverem sob cuidados do Projeto Peixe-Boi, localizado na mesma cidade, poderão ser vistos de perto. 

No Rio Tatuamunha, que corre por Porto de Pedra, existem 17 peixes-bois. Alguns deles têm ganharam até nomes, como Aldo, Arani, Poti e Tinga. A visitação ao local onde a turma pesada (eles chegam a pesar 600 kg)vive inclui atividades de educação ambiental e explicações sobre a história dessa espécie, que é contada por monitores do projeto. O ingresso de entrada custa R$ 40.

Para chegar até lá, turistas contam com o serviço de bugueiros. Eles cobram R$ 300 pelo passeio, que inclue transporte de balsa de Japaratinga até Porto de Pedras e de jangada pelo Rio Tatuamunha. Um representante do projeto vai junto com o grupo. Há saída do Salinas do Maragogi All Inclusive Resort e de outros hotéis de Maragogi. 

MEIO AMBIENTE - Em Porto Pedra, existem cerca de 43 associados ao projeto Peixe-Boi. Todos moradores das imediações onde o trabalho é realizado. A missão deles é evitar o acelerado processo de extinção do animal, cujo desaparecimento em larga escala teve início no século 16, quando eram abatidos para retirada de carne, couro e óleo, e embarcados nos navios que retornavam à Europa. Hoje, o perigo está na devastação dos mangues, fonte de alimentação desses mamíferos, o que os atraem para o mar e aumenta os riscos de encalhe.

Últimas notícias