Turismo cultural

Obras de Mestre Galdino em exposição no Rio

Dezoito esculturas do artista caruaruense integram a mostra Criaturas imaginárias, em cartaz no Museu Casa do Pontal

Isabela Vieira
Cadastrado por
Isabela Vieira
Publicado em 02/12/2013 às 17:06
Leitura:

A relação entre homem e animal é tema da mostra Criaturas imaginárias, que abriu no último sábado (30), no Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro. Por meio de 18 peças do artista caruaruense Manoel Galdino (1929-1996), a exposição dialoga com leituras da cultura popular e contemporânea para fusão entre seres humanos e animais, frequente na cultura brasileira.

Dentre as 23 peças da exposição, 18 são de Galdino e integram o acervo do museu. As demais são obras de Angelo Venosa, Cristina Salgado e Eliane Duarte, que estavam sob guarda do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), parceiro da mostra na Casa do Pontal. O artista contemporâneo Zé Carlos Garcia também cedeu uma peça de seu próprio acervo para a mostra.

De acordo com a diretora do museu e curadora da exposição, Angela Macelani, entre os destaques da exposição estão uma peça de barro, de cerca de 1 metro, de autoria de Galdino, chamada Monstro e uma obra da artista Cristina Salgado, de 1,2 metro, denominada Mulher observadora, que é uma leitura de um cão fêmea, com olhos espalhados por todo o corpo.

“Todas as obras abordam as fronteiras entre homem e bicho. De alguma forma: que corpo comum é esse (animal ou humano) que temos? São seres ambíguos metade gente, metade bicho, que compartilham um mundo humanizado, ou animalizado, digamos assim, que são questões fortes nas lendas da cultura brasileira, por exemplo, disse a curadora, que é antropóloga.

Uma estrutura de Angelo Venosa, que usa ossos na composição, também está entre as peças mais instigantes, segundo a curadora. “É uma estrutura leve, oca, de 2 metros, que parece recoberta por uma pele. São ossos não humanos que nos evocam a lembrança da transitoriedade de qualquer vida, inclusive uma vida humana”, disse Angela sobre a peça, que não tem nome.

A mostra Criaturas imaginárias segue aberta ao público até o dia 30 de março, de terça-feira a domingo, entre 9h30 e 17h. Os ingressos custam R$ 4, a inteira, e R$ 2, a meia. O Museu Casa do Pontal fica na Estrada do Pontal, 3.295, no Recreio, zona oeste do Rio.

Últimas notícias